Coronavírus

Weverton propõe Mega-Sena especial para ampliar recursos de combate ao coronavírus

01:34Weverton propõe Mega-Sena especial para ampliar recursos de combate ao coronavírus

Transcrição LOC: CONCURSO ESPECIAL DA MEGA SENA COM RECURSOS DESTINADOS PARA COMBATER O CORONAVÍRUS É SUGERIDO PELO SENADOR WEVERTON, DO PDT DO MARANHÃO. LOC: ELE TAMBÉM PROPÔS O CONGELAMENTO DO PREÇO DE ITENS COMO MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL EM CASOS DE CALAMIDADE. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) O senador Weverton, do PDT do Maranhão, quer a realização de uma mega sena especial para ajudar no combate ao coronavírus. Quarenta e sete por cento do valor arrecadado seria destinado para o Sistema Único de Saúde. As apostas podem ser feitas pela Internet para evitar a aglomeração de pessoas nas lotéricas. O senador também sugeriu que tenham os preços congelados os produtos de segurança e prevenção para o coronavírus. O objetivo é evitar que empresas cobrem mais caro justamente em momentos críticos e de alta demanda. (Weverton) É um absurdo. É preciso que o Governo Federal, e nós assinamos esse projeto, para que em caso de calamidade como o coronavírus seja congelado imediatamente os preços dos equipamentos ou dos materiais que são necessários para fazer esse enfrentamento. Exemplo: álcool em gel e máscara. (Repórter) Outro projeto apresentado por Weverton isenta esses materiais de todos os tributos enquanto durar a pandemia. O senador assinou, ainda, um requerimento solicitando informações ao Ministério da Saúde. (Weverton) Para que o Ministério nos informe, de verdade, quantos kits de teste nos temos disponíveis para fazer o exame no Brasil. (Repórter) Segundo Weverton, apesar da recomendação da Fundação Oswaldo Cruz da necessidade de até três milhões de testes, o Governo brasileiro comprou apenas 30 mil análises e encomendou outras 150 mil. Para Weverton, é fundamental que o Brasil adote a estratégia de testagem em massa.

O senador Weverton (PDT-MA) apresentou três propostas para o combate do coronavírus, como a realização de uma mega sena especial com 47% dos recursos destinados ao Sistema Único de Saúde. Ele também sugere o congelamento de preços de itens como máscaras cirúrgicas e álcool em gel, e a isenção fiscal desses materiais enquanto durar a pandemia. Weverton assinou um requerimento solicitando esclarecimentos do Ministério da Saúde sobre testagem em massa e o número de kits adquiridos pelo governo brasileiro.  A reportagem é de Marcella Cunha.

TÓPICOS:
Coronavírus  Empresas  Internet  Maranhão  Ministério da Saúde  PDT  Saúde  Segurança  Sistema Único de Saúde  Tributos  Isenção Fiscal  Loteria 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo