Subcomissão volta ao NE em agosto para discutir temas específicos da região — Rádio Senado

Subcomissão volta ao NE em agosto para discutir temas específicos da região

LOC: JÁ ESTÃO MARCADAS PARA AGOSTO DUAS NOVAS VISITAS DE SENADORES DA SUBCOMISSÃO PERMANENTE DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE A ESTADOS DA REGIÃO.
 
LOC: DESDE O INÍCIO DO ANO, ELES VÊM DEBATENDO E CONHECENDO DE PERTO PROJETOS E SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS COMUNS AOS ESTADOS. ACOMPANHE NA REPORTAGEM DE NARA FERREIRA. 

A Subcomissão do Desenvolvimento do Nordeste, ligada à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, tem feito visitas técnicas aos estados nordestinos para discutir temas específicos. A primeira visita, em maio, foi a Alagoas, e tratou de desequilíbrio fiscal. Em junho, os senadores foram à Paraíba, onde trataram de Infraestrutura, Zona de Processamento de Exportação e Zona Franca. A mais recente, em julho, no Piauí, abordou soluções para energia renovável e aviação regional. E duas visitas já estão marcadas para agosto. No dia 8, em Sergipe, os senadores vão conhecer projetos de irrigação, turismo e cultura. E no dia 29, no Ceará, o enfoque será em recursos hídricos, políticas sociais para erradicação da miséria e o Programa Água para Todos. Presidida pelo senador Wellington Dias, do PT do Piauí, a subcomissão pretende percorrer até o final do ano todos os estados nordestinos, e ainda Minas Gerais e Espírito Santo, com três senadores em cada visita. (WELLINGTON DIAS) Estudo do Banco do Nordeste mostra que a região precisa crescer 3 por cento acima do que cresce o Brasil durante 16 anos para que a gente alcance a media da economia nacional, e dentro da região ter um cuidado, um planejamento para que não haja um distanciamento desse ou daquele estado dos demais estados. (REPÓRTER) Wellington Dias disse que os encontros ajudarão os parlamentares a elaborar sugestões para o Plano Decenal, o Plano Plurianual e também a terceira fase do PAC, o Plano de Aceleração do Crescimento. (WELLINGTON DIAS) Quero ressaltar a importância desse trabalho que tem por objetivo extrair propostas com uma visão do nordeste inteiro a partir da visão de cada estado, na educação, na infraestrutura e em todas as outras áreas necessárias ao desenvolvimento. (REPÓRTER) Depois de agosto, os senadores vão visitar Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco, além de Minas Gerais e Espírito Santo. No final dos trabalhos, a subcomissão vai apresentar um relatório que listará as necessidades e demandas do Nordeste.
22/07/2011, 01h35 - ATUALIZADO EM 22/07/2011, 01h35
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00