Subcomissão de doenças raras ouviu propostas de instituições para criação de projeto de lei — Rádio Senado
Comissões

Subcomissão de doenças raras ouviu propostas de instituições para criação de projeto de lei

A Subcomissão sobre doenças raras recebeu as propostas do Ministério da Saúde, da Anvisa e de associações de pacientes para elaborar um projeto que defenda os direitos das pessoas com doenças graves. O presidente do colegiado, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), garantiu que ao final dos trabalhos o colegiado vai sugerir um projeto que atenda às principais demandas dos pacientes. A próxima reunião da subcomissão deve ser feita na próxima terça-feira (7).

31/10/2017, 19h54 - ATUALIZADO EM 31/10/2017, 20h32
Duração de áudio: 01:46
Subcomissão Especial sobre Doenças Raras (CASRARAS) realiza reunião com representantes do Ministério da Saúde e da Anvisa.

Em pronunciamento, à bancada, senadora Maria do Carmo (DEM-SE).

Mesa:
gerente de produtos biológicos da Agência de Vigilância Sanitária (GPBIO/Anvisa), Daniela Marreco Cerqueira;
coordenador substituto da coordenação-geral de atenção especializada do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS), Eduardo David Gomes de Sousa;
presidente do Instituto Vidas Raras, Regina Próspero;
presidente da CASRARAS, senador Waldemir Moka (PMDB-MS);
 técnico da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec/Ministério da Saúde), Daniel Zanetti Scherrer;
técnica da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec/Ministério da Saúde), Jorgiany Souza Emerick Ebeidalla.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Waldemir Barreto / Agência Senado

Transcrição
LOC: A SUBCOMISSÃO SOBRE DOENÇAS RARAS OUVIU AS PROPOSTAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, DA ANVISA E DE ASSOCIAÇÕES DE PACIENTES PARA ELABORAR LOC: UM PROJETO QUE DEFENDA OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DOENÇAS GRAVES. LOC: OUTRA REUNIÃO DA SUBCOMISSÃO DEVE SER FEITA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER MARINA FERREIRA. TÉC: A subcomissão tem como objetivo propor iniciativas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças raras, que segundo a Organização Mundial da Saúde atingem mais de 13 milhões de brasileiros. Para o presidente do colegiado, o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, ao final dos trabalhos o colegiado vai sugerir um projeto que atenda às principais demandas dos pacientes. (Waldemir Moka) A gente conseguir um projeto de lei que contenha as coisas principais e que direcione o Ministério da Saúde para um atendimento especializado e que dê a orientação. E os casos urgentes, nós estamos tratando. (Repórter): Representante das instituições de pacientes, a presidente do Instituto Vidas Raras, Regina Próspero, entregou as propostas das associações que devem integrar o projeto, a fim de resolver os atuais problemas enfrentados pelas pessoas com doenças graves. (Regina Próspero) Foi solicitado a adoção de medidas do Poder Executivo, o aperfeiçoamento da gestão do SUS com o fim de garantir a realização de exames genéticos já incorporados, mas que por algum motivo não estão sendo realizados. (Repórter): Representante da Anvisa, Daniela Cerqueira, afirmou que desde a reunião anterior com a subcomissão, feita em setembro, a agência já definiu novas regras para que os medicamentos para tratar doenças raras sejam priorizados na fila de certificação. (Daniela) A norma de doenças raras que vai permitir o registro e a condução de ensaios clínicos no Brasil de medicamentos para doença rara de uma forma bem mais célere. (Repórter) O senador Waldemir Moka propôs que seja feita uma nova reunião na próxima semana com senadores, órgãos do governo e associações de pacientes para discutir os pontos divergentes. Da Rádio Senado, Marina Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00