Belo Monte

Subcomissão de avaliação das obras da usina Belo Monte seguirá ativa até o fim do ano

01:37Subcomissão de avaliação das obras da usina Belo Monte seguirá ativa até o fim do ano

Transcrição LOC: SUBCOMISSÃO DE AVALIAÇÃO DAS OBRAS DA USINA BELO MONTE VAI ATUAR ATÉ DEZEMBRO. LOC: SENADOR COBRA PROMESSAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA REGIÃO DO EMPREENDIMENTO. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Téc): A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo aprovou o pedido do senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, para prorrogar o tempo de funcionamento da Subcomissão Temporária da Usina de Belo Monte. Instalada em maio do ano passado, o colegiado terá atividades até o fim de 2020. A Usina de Belo Monte inspecionada pela subcomissão ficou pronta no fim do ano passado após décadas de batalhas judiciais, nove anos de obras, protestos e críticas de ribeirinhos e ONGs. O senador Zequinha Marinho defendeu uma discussão das questões sociais, técnicas, econômicas e ambientais referentes à hidrelétrica. (Zequinha Marinho): São condicionantes que dizem respeito a acordos de compensação aos municípios envolvidos, principalmente o município de Altamira e Vitória do Xingu, como também os demais daquela região, que de uma forma ou de outra foram impactadas e que tiveram, digamos assim, compromissos por parte do grupo empresarial e isso ainda está em andamento. (Repórter): A senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, defendeu a continuidade dos trabalhos da Subcomissão. (Zenaide Maia): É salutar essa prorrogação. Quem tem obra como a gente tem no Rio Grande do Norte, a barragem de Oiticica. A gente sabe que já mudou de empresa, falta de pagamentos, entra outros gestores e a gente sabe que é o papel aqui do Parlamento esse acompanhamento. (Repórter): Os integrantes da Subcomissão Temporária da Usina de Belo Monte vão definir nos próximos dias as atividades deste ano. Sob supervisão de Hérica Christian, da Radio Senado José Odeveza.

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou a prorrogação dos trabalhos da Subcomissão Temporária da Usina de Belo Monte (CDRUBM), que avalia a construção da Hidrelétrica. O autor do pedido, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), argumentou que apesar da conclusão das obras, é necessário analisar os impactos sociais, econômicos e ambientais, além das promessas de desenvolvimento para região. Confira a reportagem completa de José Odeveza da Rádio Senado.

TÓPICOS:
CDR  Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo  Desenvolvimento  Desenvolvimento Regional  Hidrelétrica  Municípios  ONGs  Pará  PROS  PSC  Regional  Rio Grande do Norte  Senador Zequinha Marinho  Senadora Zenaide Maia  Turismo 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo