Mineração

Senadores visitam Barão de Cocais-MG onde barragem está sob monitoramento

01:27Senadores visitam Barão de Cocais-MG onde barragem está sob monitoramento

Transcrição LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE ESTIVERAM NESTE FINAL DE SEMANA EM BARÃO DOS COCAIS, MINAS GERAIS PARA VERIFICAR A SITUAÇÃO DA BARRAGEM CONGO SOCO, QUE CORRE RISCO DE ROMPIMENTO. LOC: NA AVALIAÇÃO DOS PARLAMENTARES, A SITUAÇÃO ESTÁ SOB CONTROLE E AS AUTORIDADES JÁ RETIRARAM MORADORES PRÓXIMOS DO LOCAL. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. (Repórter) Os senadores conferiram a situação dos moradores e as providências para reduzir os danos para a população local e o meio ambiente. O presidente da CMA, Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, disse que a situação está sob controle. (Fabiano Contarato) Sobrevoamos a área, senti que graças a Deus, dessa vez está tendo um caráter muito mais preventivo, então tá tendo trabalho em conjunto com bombeiros, Defesa Civil, e o ministério público é extremamente atuante e presente lá, vendo a apreensão deles, eles estão sofrendo porque há um abalo psicológico também você é retirado e sua casa, algumas pessoas já foram retiradas. Eles estão trabalhando com o pior cenário mesmo Pior cenário para salvar todos as vidas ninguém ser ofendido em sua integridade física, em sua saúde. (Repórter) O senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, que também é relator da CPI de Brumadinho, afirma que ficou aliviado ao ver o trabalho que está sendo feito pelas autoridades locais para impedir transtornos para a população. (Carlos Viana) Estamos retornando com muito mais tranquilidade de Barão de Cocais, a situação está sob controle, a população foi toda atendida, as áreas de salvamento estão todas retiradas, a Defesa Civil tem feito um trabalho excepcional e aqui cabe mais uma vez dar os parabéns a todos envolvidos. Graças a Deus voltaremos a Brasília de uma forma muito mais tranquila porque estávamos muito preocupados com os desdobramentos. (Repórter) A Comissão de Meio Ambiente vai continuar acompanhando a situação da barragem até a resolução dos problemas no local.

Senadores da comissão de Meio Ambiente estiveram neste final de semana em Barão dos Cocais, Minas Gerais, para verificar a situação da barragem Congo Soco, que corre risco de rompimento. Na avaliação dos parlamentares, a situação está sob controle e as autoridades já retiraram moradores próximos do local. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

 

TÓPICOS:
Brasília  CMA  Comissão de Meio Ambiente  CPI  Defesa Civil  Espírito Santo  Meio Ambiente  Minas Gerais  Ministério Público  PSD  Rede  Rede Sustentabilidade  Saúde  Senador Carlos Viana  Senador Fabiano Contarato  Sustentabilidade  Trabalho  Mineração 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo