Pandemia

Senadores cobram ações do governo no enfrentamento ao coronavírus

02:36Senadores cobram ações do governo no enfrentamento ao coronavírus

Transcrição LOC: SENADORES COBRAM DO GOVERNO UM PLANO DE AÇÃO PARA EVENTUAL EPIDEMIA DE CORONAVÍRUS NO PAÍS. LOC: ALIADOS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA AFIRMAM QUE MEDIDAS JÁ ESTÃO SENDO TOMADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Após reunião com os ministros da Saúde, Luiz Mandetta, e da Economia, Paulo Guedes, um grupo de senadores cobrou do governo a apresentação de um plano emergencial de enfrentamento ao coronavírus. A líder do Cidadania, senadora Eliziane Gama, do Maranhão, afirmou que o Congresso Nacional está preparado para votar qualquer projeto de lei diante do aumento dos casos da doença respiratória. (Eliziane) O Congresso Nacional aprova. O Congresso Nacional autoriza o Orçamento. Essa é a função do Congresso Nacional. O plano de ação tem que apresentado pelo governo. O governo, que é o Poder Executivo tem que apresentar tanto na linha da saúde quanto na linha econômica. O que nós tivemos aqui foi uma apresentação de um quadro do Brasil, que estamos vivendo agora. REP: O líder do MDB, senador Eduardo Braga, do Amazonas, também espera que o governo apresente um plano emergencial voltado para a área da saúde e outro para a economia. (Braga) O que nós estamos falando de agenda de curto prazo é para que nós possamos exatamente aprovar aqui no Congresso, e o Congresso está dando a demonstração disso, para que nós possamos dar instrumentos ao governo para que o governo possa agir emergencialmente na área de saúde pública e também na área de saúde privada. REP: Presente à reunião com os ministros, a senadora Daniella Ribeiro, do PP da Paraíba, afirmou que falta uma diretriz para todo o País sobre o atendimento aos casos suspeitos e confirmados. (Daniela) Eu saio com o sentimento da falta ainda da orientação acerca das medidas cabíveis, que devemos tomar no país como um todo. Ou se for por estado, se for por região, como é que o Ministério pretende agir orientando as autoridades para que possam tomar as medidas necessárias para proteger a população. REP: O líder do governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins, afirmou que tanto o Executivo quanto o Legislativo estão prontos para enfrentar a crise do coronavírus. (E.Gomes) O governo tem, a Câmara e Senado têm. Agora essa seleção obedece agora a uma lógica e a uma ordem que tenha como objetivo dar resposta às necessidades de agora e às providências de governo e de estado. Quando há uma crise, há uma espécie de comitê e o presidente da República sinalizou com a necessidade desse permanente diálogo entre governo e Congresso e Judiciário. REP: Nessa mesma reunião com os parlamentares, o ministro da Saúde pediu a liberação de R$ 5 bilhões para ações relacionadas ao coronavírus.

Senadores que participaram de uma reunião com os ministros da Saúde e da Economia cobraram do governo um plano emergencial de enfrentamento ao coronavírus. As senadoras Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Daniella Ribeiro (PP-PB) destacaram a disposição do Congresso Nacional, mas lamentaram a falta de ações do Palácio do Planalto. O líder do governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), não descartou a criação de um comitê emergencial nem a votação de projetos de forma emergencial. As informações são da repórter Hérica Christian.

TÓPICOS:
Amazonas  Cidadania  Congresso Nacional  Economia  Judiciário  Maranhão  MDB  Ministério da Saúde  Orçamento  Paraíba  Poder Executivo  PP  Presidente da República  Saúde  Saúde Pública  Senador Eduardo Braga  Senador Eduardo Gomes  Senadora Daniella Ribeiro  Senadora Eliziane Gama  Tocantins  Coronavírus  covid-19 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo