Senador diz que MP do Funrural pode aumentar arrecadação da Previdência — Rádio Senado
Medida Provisória

Senador diz que MP do Funrural pode aumentar arrecadação da Previdência

Segundo o senador Cidinho Santos (PR – MT), a Medida Provisória do Funrural (MPV 793/2017) pode aumentar a arrecadação da Previdência. O senador admite que a bancada ruralista tentou o perdão da dívida de R$ 10 bilhões. Mas a equipe econômica rejeitou a anistia ao citar a queda na arrecadação. A oposição alega que a redução dos juros e o parcelamento dos atrasados comprometerá o caixa do INSS.

01/08/2017, 22h22 - ATUALIZADO EM 02/08/2017, 12h48
Duração de áudio: 02:00
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza reunião deliberativa com 16 itens. Entre eles, o PLC 30/2017, que proíbe a utilização de mensagens subliminares na propaganda veiculada em rádios. 

À bancada, senador Cidinho Santos (PR-MT). 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADOR DIZ QUE MEDIDA PROVISÓRIA DO FUNRURAL PODE AUMENTAR A ARRECADAÇÃO DA PREVIDÊNCIA. LOC: OPOSIÇÃO ALEGA QUE A REDUÇÃO DOS JUROS E O PARCELMANTO DOS ATRASADOS COMPROMETERÁ O CAIXA DO INSS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: Por pressão da bancada ruralista, o presidente Michel Temer editou a medida provisória que reduz de 2,1 para 1,3% a alíquota do Funrural – Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural. Pela MP, o pagamento em atraso será parcelado e os juros e multas reduzidos. Em abril, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela constitucionalidade da cobrança previdenciária dos produtores rurais. Desde então, o governo negociava a edição da medida provisória. O senador Cidinho Santos do PR de Mato Grosso admitiu que a bancada ruralista tentou o perdão da dívida de R$ 10 bilhões. Mas a equipe econômica rejeitou a anistia ao citar a queda na arrecadação. Segundo ele, a medida provisória possibilitará um aumento no pagamento das contribuições previdenciárias. (Cidinho) Vários produtores rurais tinham liminares concedidas pela Justiça e não vinham recolhendo há uns 7 anos, aproximadamente. Então, o que o governo vai fazer agora é arrecadar mais para a Previdência porque vai se regularizar a situação do Funrural, que é constitucional. E esse dinheiro é para financiarmos a aposentadoria rural. REP: O senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul afirmou que a edição da medida provisória do Funrural mostra que não há rombo nas contas do INSS, argumento usado pelo governo para aprovar a Reforma da Previdência. (Paim) A Previdência, na CPI, estamos mostrando que ela não é deficitária, ela é superavitária. Mas se eles começarem a perdoar dívidas como estão perdoando como essa do Refis, que é uma vergonha, eu vi até o Meirelles criticando o que estão fazendo aqui. E agora, o governo abrindo mão das contribuições do agronegócio, eles vão conseguir quebrar a Previdência mesmo. REP: Pela MP, os produtores rurais deverão pagar 4% da dívida em quatro parcelas até dezembro. O restante poderá ser quitado em até 176 vezes com desconto de 25% nas multas e de 100% nos juros. Da Rádio Senado, Hérica Christian. MP 793/2017

Ao vivo
00:0000:00