Senado presta homenagem ao Dia do Engenheiro — Rádio Senado
Sessão especial

Senado presta homenagem ao Dia do Engenheiro

O Plenário do Senado promoveu uma sessão especial nesta sexta-feira (13) em homenagem ao Dia do Engenheiro (11 de dezembro) e também em comemoração aos 86 anos do Sistema Confea/Crea, formado pelo Conselho Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia. Senadores destacaram a importância da profissão no desenvolvimento do país. Confira reportagem completa de José Odeveza da Rádio Senado.

13/12/2019, 15h42 - ATUALIZADO EM 13/12/2019, 15h42
Duração de áudio: 01:47
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar o Dia do Engenheiro e o 86º aniversário do Sistema Confea/Crea. 

Em posição de respeito, parlamentares e convidados acompanham execução do Hino Nacional do Brasil. 

Mesa: 
presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil Joel Krüger; 
presidente e requerente desta sessão de homenagem, senador Izalci Lucas (PSDB-DF); 
vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro eletricista Édson Delgado; 
coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), Antônio Carlos de Aragão.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO PRESTOU NESTA SEXTA-FEIRA UMA HOMENAGEM AO DIA DO ENGENHEIRO. LOC: OS SENADORES DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DA PROFISSÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Uma sessão especial do Senado celebrou o Dia do Engenheiro, comemorado em 11 de dezembro, e também os 86 anos do Sistema Confea/Crea, formado pelo Conselho Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia. Segundo o senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, a engenharia é uma das mais importantes profissões para o desenvolvimento do país. (Izalci Lucas). Quando se pensa em engenheiros, se pensa em energia, em fábricas, em ruas, em cidades, é tudo isso e tudo mais. Quando e pensa em engenharia se pensa em lugar para morar, na nossa casa. É isso mais é muito mais do que isso. A engenharia também nos dar a comunicação, o saneamento, a melhor máquina para arar, plantar e colher. É a nossa indústria, o nosso desenvolvimento, a energia, a rua, a cidade e a vida de todos nós. (Repórter) O conselheiro Federal do Confea, Edson Delgado, enfatizou a necessidade da presença de todos os estados no Conselho. (Edson Delgado). De repente está ai a oportunidade de um segundo marco histórico para o Brasil. De se estabelecer federalização do plenário do Conselho Federal, onde com certeza com a participação e a complementação dos representantes, ou seja, com a presença de todas as unidades da Federação naquele plenário, com certeza a engenharia poderá estar contribuindo muito mais para o desenvolvimento do país. (Repórter) O presidente do Crea da Paraíba, Antônio Carlos de Aragão, pediu apoio dos senadores na valorização dos Conselhos Regionais. (Tereza Cristina). Senador nós contamos com essa Casa e com a sensibilidade dos senadores da República, porque eles representam e são ouvidos da sociedade na defesa dos nossos Conselhos. (Repórter) Atualmente o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia conta com representações de 18 estados.

Ao vivo
00:0000:00