Sessão especial

Senado homenageia 145 anos da imigração italiana

01:16Senado homenageia 145 anos da imigração italiana

Transcrição LOC: SENADORES HOMENAGEIAM NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA EM SESSÃO ESPECIAL NO PLENÁRIO OS 145 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA. LOC: O BRASIL É O PAÍS DO MUNDO COM O MAIOR NÚMERO DE DESCENDENTES ITALIANOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) A sessão especial no plenário do Senado homenageia o Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro. A data marca a chegada de 380 famílias de imigrantes italianos em 1874, que vieram ao Brasil em busca de empregos e de novas oportunidades. Segundo dados da embaixada da Itália, cerca de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos. O senador Álvaro Dias, do Podemos do Paraná, que tem cidadania italiana, destacou a influência dos imigrantes na cultura brasileira, como a culinária, a religião e o vocabulário, além da contribuição em nossa economia. (Alvaro Dias) Uma contribuição notável ao desenvolvimento na área agrícola, na área industrial, na área cultural, contribuindo também para que alcançássemos a nossa própria identidade cultural. (repórter) Os estados brasileiros com o maior número de descendentes italianos são o Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

O Plenário do Senado promoverá uma sessão especial na próxima quinta-feira (14) para homenagear o Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro. A data marca a chegada de 380 famílias de imigrantes italianos em 1874, que vieram ao país em busca de empregos e novas oportunidades. Segundo dados da embaixada da Itália em Brasília, cerca de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos. O senador Álvaro Dias (PODE-PR) destacou a influência italiana na cultura brasileira, como a culinária, a religião e o vocabulário, além da contribuição em nossa economia. A reportagem é de George Rodrigues Cardim, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Brasília  Cidadania  Cultura  Desenvolvimento  Economia  Espírito Santo  Estados  Imigração  Itália  Paraná  Plenário do Senado  Podemos  PR  Religião  Rio Grande do Sul  Santa Catarina  São Paulo 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo