Senado terá Frente Parlamentar em defesa da Amazônia — Rádio Senado
Amazônia

Senado terá Frente Parlamentar em defesa da Amazônia

Em Sessão Remota do dia 29 de Setembro, o Plenário do Senado aprovou a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Legal, após requerimento apresentado pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA). Entre outros pontos, o grupo atuará na promoção do desenvolvimento sustentável e da preservação dos recursos naturais, na discussão e criação de políticas públicas, na realização de debates com participação de diversos segmentos da sociedade civil e na defesa dos interesses socioeconômicos da região. A reportagem é de Lara Kinue.

30/09/2020, 15h37 - ATUALIZADO EM 30/09/2020, 15h38
Duração de áudio: 01:44
Sessão Deliberativa Remota (SDR) do Senado Federal realizada a partir da sala de controle da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). Ordem do dia. 


Em pronunciamento via videoconferência, senador Zequinha Marinho (PSC-PA).

Senador Ney Suassuna (Republicanos-PB) preside sessão.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: EM SESSÃO REMOTA, SENADORES APROVAM A INSTALAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA AMAZÔNIA LEGAL. LOC: PRESIDENTE DA FRENTE, O SENADOR ZEQUINHA MARINHO DEFENDEU A UNIÃO DOS REPRESENTANTES DA REGIÃO PARA GARANTIR A PROTEÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. TÉC: O Plenário do Senado aprovou a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Legal. Entre outros pontos, a Frente tem o objetivo de priorizar o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais, incentivar a criação de políticas públicas e defender os interesses socioeconômicos da região. O requerimento para a instalação do grupo foi apresentado pelo senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, que defendeu a união dos senadores representantes da região Amazônica para garantir a proteção dos interesses locais. (Zequinha Marinho) Nós Parlamentares da Região Amazônica precisamos, mais do que nunca, estar ligados. Então, essa Frente Parlamentar tem como objetivo juntar os 27 Senadores da Região Amazônica e pautar todos os assuntos de interesse do desenvolvimento, assim como também da defesa daquela região. (REP) Zequinha Marinho ainda destacou alguns problemas que a região enfrenta e declarou que o grupo trabalhará para resolve-los. (Zequinha Marinho) Temos os piores IDHs do Brasil naquela região, em que pese a riqueza existente nela. Nós temos as piores cidades quanto à falta de saneamento, renda per capita muito baixa, muita dificuldade, e precisamos trabalhar isso de forma muito positiva, daqui para frente. Então, a Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia vai fazer um trabalho para pautar as principais questões e os gargalos da nossa região, e nós vamos nos antecipando a tudo o que se for procedendo naquele momento. (REP) A Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Legal terá o senador Zequinha Marinho como presidente e o senador Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima, como vice-presidente. Com supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Ao vivo
00:0000:00