Senado analisa projetos para criar novas áreas de livre comércio — Rádio Senado
Agenda 2018

Senado analisa projetos para criar novas áreas de livre comércio

Três matérias em análise no Senado pedem a criação de áreas de livre comércio em diferentes estados. A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) é autora do PLS 90/2017. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) é autor do PLS 351/2017 e o senador Pedro Chaves (PSC-MS) apresentou o PLS 434/2017. Os três senadores querem criar áreas de livre comércio em seus respectivos estados. A intenção é incrementar a economia regional e aumentar a segurança de algumas áreas de fronteira, além de atrair consumidores de países vizinhos.

10/01/2018, 18h27 - ATUALIZADO EM 11/01/2018, 13h25
Duração de áudio: 02:00
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza reunião com 15 itens. Na pauta, o PLC 65/2014, que institui tarifa para custear a implantação de pontos de recarga para veículos elétricos.

Presidente em exercício da CI, senador Acir Gurgacz (PDT-RO) à mesa.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: TRÊS MATÉRIAS EM ANÁLISE NO SENADO PEDEM A CRIAÇÃO DE ÁREAS DE LIVRE COMÉRCIO EM DIFERENTES ESTADOS. LOC: A INTENÇÃO É INCREMENTAR A ECONOMIA REGIONAL E AUMENTAR A SEGURANÇA DE ALGUMAS ÁREAS DE FRONTEIRA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. TÉC: Área de livre comércio de importação ou exportação ou zona franca, é uma região delimitada dentro de um país com o objetivo de estimular trocas comerciais e acelerar o desenvolvimento regional. Essas áreas ficam, em geral, próximas a portos ou fronteiras. No Senado existe uma série de projetos em discussão que tratam do assunto. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, por exemplo, quer criar a criação da área de livre comércio de Pimenteiras do Oeste, Costa Marques e Cabixi. A intenção é incentivar o desenvolvimento regional e o comércio com a Bolívia, como explicou Acir Gurgacz. (1002D01 – MarinaF – Acir Gurgacz - Área de Livre Comércio Rondônia: Os nossos agricultores serão beneficiados. Mas, eu acredito que o comércio vai ser muito beneficiado, porque a intenção é trazer pessoas também da Bolívia para comercializar, para comprar nessas cidades (Ana) Já a proposta da senadora Rose de Freitas, do PMDB capixaba, prevê a criação de uma área de livre comércio no estado do Espírito Santo. Nesta proposta, estão excluídos da isenção de tributos armas, fumo, bebidas e veículos de passageiros, com exceção de ambulâncias, carros usados no transporte de prisioneiros e jipes. A intenção é diversificar a economia capixaba. Já a proposta do senador Pedro Chaves, do PSC de Mato Grosso do Sul, é criar uma área de livre comércio na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e com a Bolívia. A ideia é desenvolver os municípios que ficam do lado brasileiro e aumentar a segurança na fronteira. (Floriano - Petecão - PLS Validade cédulas) Pedro Chaves 1) Não adianta você combater o crime no Rio de Janeiro, sabendo que a entrada é por Ponta Porã e pela Bolívia. Por Ponta Porã passa a maconha, pela Bolívia passa cocaína. (REP) A proposta da área de livre comércio de Mato Grosso do Sul será analisada no Parlamento do Mercosul. Já os projetos das áreas do Espírito Santo e de Rondônia aguardam votação da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Da Rádio Senado, Ana Beatriz Santos PLS 351/2017, PLS 90/2017; PLS 434/2017; PLS 764/2011

Ao vivo
00:0000:00