Requião quer que base governista apoie instalação de CPI na Câmara — Rádio Senado

Requião quer que base governista apoie instalação de CPI na Câmara

LOC: O SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, QUER QUE A BASE GOVERNISTA APOIE A INSTALAÇÃO DA CPI DA PETROBRAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
 
LOC: MAS O FUNCIONAMENTO DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO AINDA É INCERTO, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(Repórter) O pedido de criação da CPI da Petrobrás foi apresentado na última quarta-feira com o apoio de 199 deputados, 28 a mais do que o mínimo necessário de 171 assinaturas. Entre os fatos que os deputados querem investigar estão a situação das refinarias que a Petrobrás em construção e também a compra e venda de ativos da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, negócio que teria provocado um prejuízo bilionário à empresa brasileira. O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, disse que as comissões parlamentares de inquérito são comuns no dia a dia do Legislativo. E pediu à presidente Dilma Rousseff que oriente a base do governo na Câmara a apoiar a CPI.
 
(Roberto Requião) Eu recomendaria à nossa Presidenta que determinasse à sua Base de Apoio a imediata adesão à CPI, porque tenho certeza de que o Congresso Nacional defenderá a Petrobras, mas, erros que a Petrobras tenha cometido têm que ser conhecidos. 

(Repórter) Apesar de contar com o apoio necessário, a instalação efetiva da CPI da Petrobrás depende de uma avaliação do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte. É ele quem vai dizer se há fato determinado para a investigação. E além disso, há outros pedidos na frente. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, acha a CPI desnecessária. Segundo ele, a Petrobrás foi recentemente avaliada pela empresa de análise de risco Standard and Poor’s nos critérios de gestão e governança, e ficou em sétimo lugar entre 310 examinadas.
 
(Eduardo Suplicy) A Petrobras está entre as empresas que obtiveram a classificação strong, a melhor avaliação possível. E tenho certeza de que haverá maior tranquilidade de todos aqueles que acompanham os passos da nossa maior empresa, a Petrobras. 

(Repórter) O pedido de criação da CPI da Petrobrás foi encabeçado pelo deputado Leonardo Quintão, do PMDB de Minas Gerais.
24/05/2013, 04h53 - ATUALIZADO EM 24/05/2013, 04h53
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00