Projeto

Apoiador Laboral poderá auxiliar no trabalho pessoas com deficiência

01:06Apoiador Laboral poderá auxiliar no trabalho pessoas com deficiência

Transcrição LOC: PROJETO DE LEI DO SENADOR FLÁVIO ARNS CRIA A FUNÇÃO DE APOIADOR LABORAL PARA GARANTIR O APOIO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE DE TRABALHO. LOC: AS FUNÇÕES DO APOIADOR LABORAL PODERÃO SER ABSORVIDAS POR FUNCIONÁRIOS JÁ CONTRATADOS PARA EVITAR AUMENTO DE GASTOS PARA AS EMPRESAS. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE (TÉC): O senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, apresentou um Projeto de Lei que cria a função de Apoiador Laboral com o objetivo de garantir às Pessoas com Deficiência o direito a apoio profissional durante a adaptação ao trabalho. Pela proposta, a presença do apoiador não será por prazo indefinido até para que o profissional com deficiência alcance a autonomia e a emancipação ao longo do tempo. O senador Flávio Arns detalhou algumas das funções que poderão ser exercidas por esses profissionais: (Flávio Arns): Quando uma pessoa com deficiência se insere no mundo do trabalho, em muitas situações, ela precisa ter apoio para conhecer a estrutura, a organização, os métodos de trabalho, e este será o trabalho do Apoiador Laboral. (Repórter): O projeto possibilita ainda que as funções de Apoiador sejam incorporadas por funcionários que já atuam na empresa para evitar contrações adicionais. A proposta se encontra na Comissão de Direitos Humanos aguardando o recebimento de emendas, ou seja, de sugestões de mudanças ao texto original. Com supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Lara Kinue.

De autoria do senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, o PL 357/2020 prevê as atividades de apoiador laboral para garantir às Pessoas com Deficiência o apoio profissional durante o processo de adaptação ao trabalho. O objetivo da proposta é contribuir para uma maior autonomia, emancipação e inclusão social. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Direitos Humanos  Empresas  Inclusão Social  Paraná  Pessoas com Deficiência  Rede Sustentabilidade  Senador Flávio Arns  Trabalho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 0 61 2211
Ao vivo