Para senadores governistas, crescimento econômico é resultado de reformas; oposição diz que PIB está aquém — Rádio Senado
Economia

Para senadores governistas, crescimento econômico é resultado de reformas; oposição diz que PIB está aquém

Depois de dois anos de recessão, com um Produto Interno Bruto de menos 3,5%, o Brasil cresceu 1% no ano passado. Para a senadora Ana Amélia (PP-RS), o crescimento da economia se deve ao bom desempenho da agricultura. Já o vice-líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), atribuiu o resultado às agendas reformistas do presidente Michel Temer. Para a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), o PIB positivo, que ficou aquém das estimativas do próprio governo, não resultou na geração de empregos. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) ponderou que o aumento do consumo das famílias foi sazonal devido à liberação do FGTS.

01/03/2018, 15h02 - ATUALIZADO EM 01/03/2018, 15h25
Duração de áudio: 02:03
Agência Senado

Transcrição
LOC: OS SENADORES GOVERNISTAS ALEGARAM QUE O CRESCIMENTO DA ECONOMIA É CONSEQUÊNCIA DA AGENDA DE REFORMAS DE TEMER. LOC: MAS OS DA OPOSIÇÃO ALEGAM QUE O RESULTADO ESTÁ ABAIXO DO ESPERADO E QUE NÃO RESULTOU EM EMPERGO COM CARTEIRA ASSINADA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: Após dois anos de recessão, com um Produto Interno Bruto de menos 3,5%, o Brasil cresceu 1% no ano passado. A senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, citou que a agricultura contribuiu para o resultado. (Ana Amélia) A supersafra que tivemos, a maior desde 2013 em 2017, respondeu pelo aumento do PIB em um ponto percentual. REP: O vice-líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho, do PMDB de Pernambuco, disse que o bom desemprenho da economia se deve às medidas adotadas pela gestão Michel Temer. (Bezerra ) Conseguimos impor limites aos gastos públicos, discutir a nova taxa de juros de longo prazo, flexibilizar as leis trabalhistas, aprovar a Reforma do Ensino Médio e muitas outras medidas que vieram recuperar a saúde financeiras dos estados como a renegociação das dívidas e os precatórios. REP: A oposição ponderou que o próprio governo apostava num crescimento maior. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, destacou que a melhora da economia não refletiu na população. (Lídice) O crescimento é pequeno e mais do que crescimento pequeno, o desemprego aumentou. REP: O senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, avalia que o fim da recessão resultará em mais empregos. (Agripino) Isso significa perspectivas de investimentos novos porque uma informação como essa era ânimo na economia. E ânimo significa investimento novo e investimento novo significa geração de empregos novos. REP: Segundo o IBGE, o consumo das famílias impactou no resultado positivo do PIB. Mas para a senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, essa melhora não se repetirá. (Gleisi) Foi um efeito sazonal em relação à liberação do FGTS, que deu poder de consumo. Mas não é sustentável. Basta ver o histórico dos trimestres. Começa o primeiro trimestre com 1,3 e termina com 0,1. REP: Apesar da melhora, os setores da indústria e de serviços tiveram uma queda entre o terceiro e quatro trimestres do ano passado.

Ao vivo
00:0000:00