Oposição decide não indicar os nomes para CPI da Petrobras no Senado — Rádio Senado

Oposição decide não indicar os nomes para CPI da Petrobras no Senado

LOC: A OPOSIÇÃO NÃO INDICOU OS NOMES DA CPI DA PETROBAS EXCLUSIVA DO SENADO PARA FORÇAR A INSTALAÇÃO DA COMISSÃO MISTA. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO TEM O PRAZO DE TRÊS SESSÕES PARA INDICAR OS INTEGRANTES QUE FALTAM PARA A CRIAÇÃO DE FATO DA CPI. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O PSDB e o Democratas decidiram não indicar os nomes dos partidos para a CPI da Petrobras exclusiva do Senado. O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, afirmou que não se trata de um boicote por parte da oposição. Ele explicou que a estratégia é segurar as indicações da CPI exclusiva do Senado a fim de ganhar tempo para o fim do prazo das indicações dos nomes de deputados e senadores que farão parte da CPI Mista da Petrobras. Álvaro Dias disse que a oposição defende a Comissão com a participação dos deputados para evitar o controle total por parte do governo. 

(Alvaro Dias) O PSDB está indicando os nomes para a CPI Mista e não o fará para a do Senado. Duas CPIs são ridículas. É uma estratégia de não se chegar a nenhum resultado. Como justificar a instalação de 2 CPIs que têm os mesmos fatos determinados? 

(Repórter) A senadora Gleisi Hoffman do PT do Paraná voltou a argumentar que a CPI do Senado tem prioridade porque foi a primeira a ser apresentada e já conta as indicações da base aliada. Além disso, citou a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, pela instalação da CPI exclusiva da Petrobras. Gleisi Hoffman responsabilizou a oposição pela demora no início das investigações. 

(Gleisi Hoffman) A CPI do Senado já poderia estar funcionando. Já poderíamos ter feito a primeira reunião. Já poderíamos ter um cronograma das discussões. Já poderíamos ter os requerimentos das primeiras oitivas. Infelizmente, por conta da oposição, não começamos. Essa CPI é uma realidade, não temos como abrir mão dela.  

(Repórter) Diante da decisão dos partidos de oposição de não fazerem as indicações, caberá ao presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, escolher os senadores do PSDB e do Democratas que farão parte da CPI.
08/05/2014, 09h13 - ATUALIZADO EM 08/05/2014, 09h13
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00