Audiência conjunta

Método internacional de prevenção às drogas nas escolas deve ser adotado no Brasil

02:16Método internacional de prevenção às drogas nas escolas deve ser adotado no Brasil

Transcrição LOC: EM AUDIÊNCIA CONJUNTA, AS COMISSÕES DE ASSUNTOS SOCIAIS E DE EDUCAÇÃO ANALISARAM O MODELO DE EDUCAÇÃO ISLANDÊS DE COMBATE AO USO DE DROGAS. LOC: SENADORES QUEREM BUSCAR REFERÊNCIAS DE SUCESSO PARA IMPLEMENTÁ-LAS NO BRASIL. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) O método educacional “Youth In Iceland” ou Juventude na Islândia é um modelo de prevenção do uso de drogas adotado há mais de 20 anos nas escolas islandesas. O método prevê uma atuação conjunta de pesquisadores, educadores e políticos na avalição individual dos casos de consumo de drogas por região. Segundo o diretor do Programa na Islândia, Jón Sigfússon, a parte mais importante é a de pesquisas, já que o levantamento de todos os estudantes por região serve de subsídio para atuação prática do método. (Jón Sigfússon) E nós sempre recebemos a pergunta: Porque enfatizar tantas pesquisas? Todos os lugares que você quer ter sucesso, você precisa ter pesquisas. E a pesquisa está em todas as categorias da sociedade: medicina, engenharia... E claro nós nos perguntamos, o por que nós não deveríamos ter pesquisas quando se trata da parte mais importante que são as crianças. (LOC) A pesquisa passa por uma conversa com todos os alunos das escolas para entender o perfil dos estudantes e de suas famílias e amigos. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, disse que se impressionou com os resultados do programa. E defendeu a adoção do método aqui no Brasil. (Osmar Terra) Eu fiquei muito impressionado com os dados que eu vi do programa e nos surpreendemos por ver assim a forma simples, objetiva e eficiente que o programa tem na Islândia. E vendo que nós poderíamos ter aqui no Brasil uma aplicação muito prática desse programa. (LOC). O senador Styvenson Valentin, do Podemos do Rio Grande do Norte, pediu para que o método “Youth In Iceland” seja implantado primeiramente nos estados com os maiores índices de jovens usuários de drogas. (Styvenson Valentin) Todo mundo concorda que a gente tem que ter atenção, tem que olhar para criança, tem que saber qual é a origem dela para saber o problema que ela passa, ter esse conhecimento individual do ser humano para poder trabalhar. E a gente espera em proporções, vamos pensar primeiro em pequenos pedaços. (Repórter) O programa, que já se expandiu por outros países da Europa, é adotado na Colômbia e no Chile.

Em audiência conjunta nas Comissões de Educação e de Assuntos Sociais (CE/CAS), senadores discutiram o método educacional “Youth In Iceland” que trabalha a prevenção do uso de drogas na Islândia. O programa é conhecido por unir pesquisas individuais com alunos a boas políticas públicas regionais. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciou interesse em adotar a iniciativa nos pequenos municípios do Brasil.

TÓPICOS:
Chile  Cidadania  Colômbia  Comissões  Drogas  Educação  Escolas  Estados  Europa  Medicina  Podemos  Rio Grande do Norte  CAS  CE  Municípios 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo