Mensagem do Judiciário

Mensagem do STF propõe equilíbrio e respeito mútuo entre Poderes

01:31Mensagem do STF propõe equilíbrio e respeito mútuo entre Poderes

Transcrição LOC: OS SENADORES SIMONE TEBET E OTTO ALENCAR CONCORDAM COM A NECESSIDADE DE DIÁLOGO E UNIÃO ENTRE OS TRÊS PODERES PARA ACELERAR O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. LOC: ESSA VONTADE FOI MANIFESTADA NAS FALAS DO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIAS TOFFOLI, E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, RODRIGO MAIA, DURANTE A SESSÃO DE ABERTURA DOS TRABALHOS DO CONGRESSO NACIONAL. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: (Repórter) Unidade, equilíbrio e respeito mútuo entre os Poderes. A fala do ministro Dias Toffoli na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional foi elogiada pela senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul. Para ela, a judicialização da política deve perder espaço daqui para a frente: (Simone Tebet) Uma bandeira branca. Harmonia, independência e um pacto federativo em favor do Brasil. A vontade do Supremo de entender que a política se faz com os Poderes que têm voto isso é um grande avanço, lembrando do passado recente dos últimos dois anos de ingerência, de interferência. Não digo que culpa do próprio Supremo, muitas vezes pela falta de legislação do Congresso Nacional, pela falta de iniciativa do próprio Poder Executivo. (Repórter) O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também falou em diálogo entre os Poderes e a sociedade para fazer o País avançar. E o senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, concorda que essa é a forma mais eficaz de reduzir as desigualdades sociais no Brasil: (Otto Alencar) Acho que o momento desse entendimento, dos homens que têm responsabilidade pela República procurar buscar um entendimento que é resultante de benefícios sociais para o povo. Porque nós temos um Brasil muito disforme do ponto de vista da renda, do poder econômico. Então é importante observar essa disformidade que o Brasil tem para chegar a um denominador comum que atinja a todos de igual forma. (Repórter) O MDB de Simone Tebet e o PSD de Otto Alencar formam as duas maiores bancadas partidárias no Senado, com 13 e 10 senadores, respectivamente. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Os senadores Simone Tebet (MDB-MS) e Otto Alencar (PSD-BA) concordam com a fala do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, de que o Brasil precisa de diálogo e respeito mútuo entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para avançar. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também falou em unidade durante a sessão de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional. As informações na reportagem de Maurício de Santi.

TÓPICOS:
Bahia  Câmara dos Deputados  Congresso Nacional  Desenvolvimento  Dias Toffoli  Judiciário  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Pacto Federativo  Poder Executivo  Política  PSD  Senadora Simone Tebet  Senador Otto Alencar  Supremo Tribunal Federal  União 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo