Instalada CPI mista para investigar contratos nos metrôs de SP e do DF — Rádio Senado

Instalada CPI mista para investigar contratos nos metrôs de SP e do DF

LOC: O CONGRESSO NACIONAL TERÁ UMA NOVA CPI PARA INVESTIGAR SUPOSTAS IRREGULARIDADES EM CONTRATOS DO METRÔ DE SÃO PAULO.  

LOC: A ELEIÇÃO DO PRESIDENTE E A INDICAÇÃO DO RELATOR VÃO OCORRER NO ESFORÇO CONCENTRADO DE SETEMBRO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Por iniciativa do PT, foi instalada a CPI Mista do Metrô destinada a investigar supostas irregularidades envolvendo contratos dos governos de São Paulo e do Distrito Federal com a Alstom, empresa francesa de fabricação e prestação de serviços de metros e trens. Segundo o autor do pedido, senador Humberto Costa do PT de Pernambuco, a comissão deverá analisar as denúncias de formação de cartel, corrupção de autoridades e outros ilícitos nesses contratos. Por ser o maior partido, caberá ao PMDB indicar o presidente da CPI e ao PT, segunda maior bancada, escolher o relator. Mas a ausência do senador João Alberto do PMDB do Maranhão inviabilizou a eleição prevista para o primeiro dia de funcionamento da comissão. Segundo o senador Eduardo Suplicy do PT de São Paulo, a formalidade será cumprida na primeira semana de setembro, quando haverá um novo esforço concentrado. 

(Eduardo Suplicy) Segundo a liderança do PMDB, foi indicado o senador João Alberto. Entretanto, por alguma razão, ele precisou viajar ao Maranhão e não pôde estar presente à reunião que eu havia convocado. E com isso foi inviabilizada a sua eleição porque não fica adequado eleger um presidente na sua ausência. 

(Repórter) O senador Flexa Ribeiro do PSDB do Pará contestou o adiamento da eleição sob o argumento de que a CPI poderia ter eleito o deputado Fernando Francischini, do Solidariedade do Paraná, que lançou candidatura avulsa. Em resposta a provocações, ele negou que o PSDB tenha receios da CPI do Metro por investigar os contratos do governo de São Paulo, comandado pelo partido. 

(Flexa Ribeiro) O PSDB tem todo o interesse que a CPI seja instalada, até porque não tememos que seja levantado qualquer assunto sobre as obras do Estado de São Paulo. Diferentemente do que faz o PT na CPI do Senado da Petrobras, que está denunciado que tudo é um teatro que está sendo feito lá. 

(Repórter) A CPI Mista do Metro terá 14 senadores e 14 deputados e funcionará pelo prazo de 4 meses.
06/08/2014, 07h46 - ATUALIZADO EM 06/08/2014, 07h46
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00