IBGE começa coleta de dados sobre população brasileira

LOC: COMEÇOU O CENSO 2010, QUE SERÁ O PRIMEIRO CENSO TOTALMENTE INFORMATIZADO NO PAÍS. O IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, JÁ DEU INÍCIO À COLETA DE DADOS SOBRE A POPULAÇÃO BRASILEIRA.

LOC: AS INFORMAÇÕES VÃO ATUALIZAR O QUADRO SOBRE QUANTOS SÃO E COMO VIVEM OS BRASILEIROS NESTE INÍCIO DE SÉCULO. E O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA PEDIU A COLABORAÇÃO DE TODOS OS CIDADÃOS.

O censo é a única pesquisa promovida em todos os 5 mil 565 municípios brasileiros. No programa Café com o Presidente desta segunda-feira, o presidente Lula ressaltou que o censo é uma espécie de fotografia do País, e lembrou que é fundamental ajudar, respondendo corretamente às perguntas feitas. O censo 2010 será totalmente informatizado, ou seja, os recenseadores vão registrar as respostas em um equipamento digital e depois encaminhá-las a um centro de apuração, o que vai dar mais rapidez à divulgação dos resultados. A pesquisa só será feita pelo recenseador devidamente credenciado ou por meio da internet. Neste caso, o morador recebe uma senha para acessar o site do IBGE e enviar as respostas. Com os dados coletados, o governo terá informações não só sobre quantos homens e mulheres vivem no Brasil, mas também, sobre como o brasileiro se desloca para o trabalho, se a residência é chefiada por uma mulher ou por casais do mesmo sexo, e também sobre como está o saneamento básico, o fornecimento de energia elétrica, e o poder de compra dos brasileiros, entre outras questões. Os dados do censo 2010 poderão direcionar políticas públicas que deverão ser executadas pelos governos federal, estaduais e municipais. O senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí, citou em plenário os resultados de um estudo recente do IBGE que indicou uma redução na pobreza no País entre 1995 e 2008. E salientou que no seu estado, o Piauí, por exemplo, a miséria absoluta caiu de 75% para 50%. Mas João Vicente Claudino disse que os números continuam ruins e que reduzir as desigualdades regionais é um grande desafio. O senador lembrou que a meta do governo brasileiro é reduzir a pobreza a 4% da população até 2016. (Claudino) Vivemos em todo o país os primeiros momentos da campanha eleitoral, esse e o tema que está posto e tem tomado a atenção de todos os brasileiros de uma forma geral, e em especial de todos os piauienses, nosso estado é rico, mas não possui toda a infraestrutura desejada, este é o maior desafio que o estado precisa enfrentar, cuidar das pessoas e administrar a máquina de maneira organizada e planejada. (REP) O levantamento do Censo 2010 começou no dia primeiro de agosto e continua até o dia 31 de outubro, em todas as residências do País. As informações são confidenciais e só podem ser divulgadas na estatística final.
02/08/2010, 01h17 - ATUALIZADO EM 02/08/2010, 01h17
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00