Governo pretende usar dinheiro de multas do Ibama e da privatização da Eletrobrás para revitalizar São Francisco — Rádio Senado
Meio Ambiente

Governo pretende usar dinheiro de multas do Ibama e da privatização da Eletrobrás para revitalizar São Francisco

A transposição do rio São Francisco foi tema de audiência pública nesta terça-feira (20) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, falou aos senadores sobre o cronograma das obras do Eixo Norte e o dinheiro para a conclusão do projeto. Uma das principais preocupações dos participantes da audiência pública, como a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), foi sobre os recursos necessários para a revitalização da bacia do Velho Chico. Segundo o ministro, a verba virá das multas aplicadas pelo Ibama e da privatização da Eletrobrás. As informações na reportagem de Maurício de Santi, da Rádio Senado.

20/03/2018, 19h41 - ATUALIZADO EM 20/03/2018, 21h55
Duração de áudio: 01:47
Foto: Adalberto Marques/MI

Transcrição
LOC: SENADORES COBRAM REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. LOC: E MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL DIZ QUE RECURSOS VIRÃO DAS MULTAS APLICADAS PELO IBAMA E DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, afirmou aos integrantes da Comissão de Desenvolvimento Regional que as águas do São Francisco vão chegar ao reservatório de Jati, no Ceará, em junho. A previsão inicial era janeiro. O governo também garantiu que tem um plano de revitalização do rio e o dinheiro virá de três fontes, como detalhou Helder Barbalho: (HELDER BARBALHO): A conversão das multas do Ibama estarão sendo priorizadas para a utilização na revitalização da bacia do rio São Francisco. Além disso, no projeto de lei que está tramitando no Congresso, de privatização da Eletrobrás, nós estaremos disponibilizando, por dez anos, 350 milhões por ano. Essas medidas se associam ao orçamento que cada órgão do governo federal já possui para a utilização da água nas ações de revitalização do São Francisco. (REP): A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, criticou a decisão do governo de usar a privatização da Eletrobrás como justificativa para assegurar a revitalização do rio São Francisco. Além disso, segundo ela, o dinheiro é insuficiente: (LÍDICE DA MATA): Isso é para revitalizar nada. Se as obras não forem feitas no sentido de desassorear o rio, no sentido do reflorestamento, no sentido, portanto, de também saneamento do rio, não haverá rio. (REP): O ministro Helder Barbalho também pediu aos parlamentares que mobilizem as bancadas estaduais para aprovar emendas ao orçamento de 2019 que viabilizem a construção dos ramais, que levarão as águas do canal principal da transposição para outras regiões do semiárido. Apesar de estarem previstos na obra, ainda não há dinheiro no orçamento para tirar esses ramais do papel. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00