Pandemia

Governo deve editar MP para Fiocruz produzir vacina contra covid-19

01:53Governo deve editar MP para Fiocruz produzir vacina contra covid-19

Transcrição LOC: O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU QUE SERÁ EDITADA UMA MEDIDA PROVISÓRIA PARA GARANTIR QUE A FIOCRUZ POSSA PRODUZIR A VACINA CONTRA A COVID-19. LOC: A VACINA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA PELA UNIVERSIDADE DE OXFORD E JÁ ESTÁ NA FASE DE TESTES EM HUMANOS. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: TÉC: A Fundação Oswaldo Cruz assinou um acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para a transferência de tecnologia que permita ao Brasil produzir a vacina contra a covid-19, desenvolvida pela universidade de Oxford. Para garantir que a Fiocruz tenha os recursos necessários para fabricar 100 milhões de doses, o Ministério da Saúde anunciou a edição de uma medida provisória. A previsão do governo é de que sejam repassados 1,3 bilhão de reais para pagamentos à AstraZeneca, 500 milhões para que a vacina seja produzida na Fiocruz e mais de 94 milhões pela transferência de tecnologia. O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, que é médico, ressaltou que toda iniciativa para combater a pandemia terá apoio dentro do Congresso: (Sonora Nelsinho) “Essa medida provisória da criação de um crédito suplementar para fazer frente as despesas da tão esperada vacina contra o coronavirus, tenho a convicção que terá amplo apoio dentro do Congresso Nacional. Toda medida que vier no sentido de diminuir as dificuldades da descoberta da vacina contra o coronavirus, é muito bem-vinda e terá todo nosso apoio” (Rep) Para o também médico Humberto Costa, do PT de Pernambuco, promover o fortalecimento da Fiocruz e da área de ciência do Brasil deve continuar sendo prioridade:(Sonora Humberto) “Eu creio que é uma medida que perfeitamente adequada e esperamos que essa prioridade a ciência, a tecnologia e ao fortalecimento da estrutura da Fiocruz, não fique apenas nessa ação nesse momento grave da pandemia” (Rep) Se a vacina tiver eficácia comprovada, o início da produção está previsto para dezembro, segundo o acordo assinado pela Fiocruz e a Astrazeneca. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

O Ministério da Saúde anunciou a edição de uma medida provisória para possibilitar que a Fiocruz tenha os recursos necessários para fabricar pelos menos 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19, que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford. Os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Humberto Costa (PT- PE), que são médicos, defenderam a liberação do dinheiro. As informações com a repórter Lívia Torres, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Congresso Nacional  covid-19  Crédito  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Medida Provisória  Ministério da Saúde  pandemia  Pernambuco  PSD  PT  Saúde  Senador Humberto Costa  Senador Nelsinho Trad  Tecnologia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo