Educação

Flavio Arns lamenta retirada de nome de Paulo Freire de plataforma da Capes

01:37Flavio Arns lamenta retirada de nome de Paulo Freire de plataforma da Capes

Transcrição LOC: O VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO LAMENTOU A RETIRADA DO NOME DE PAULO FREIRE DE UMA PLATAFORMA DA CAPES DESTINADA A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. LOC: PARA O SENADOR, AINDA QUE EXISTA DIVERGÊNCIA COM AS IDEIAS DO EDUCADOR, SEU TRABALHO DEVE SER RECONHECIDO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) O Ministério da Educação retirou o nome do educador recifense Paulo Freire de uma plataforma destinada à formação de professores da educação básica criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Agora, o portal passa a se chamar “Plataforma CAPES de educação básica”. A mudança foi contestada pelo vice-presidente da Comissão de Educação, senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná. (Flávio Arns) Paulo Freire também e que vem sendo tão atacado ultimamente e ele sendo uma referência no Brasil e no mundo em termos de educação. Eventualmente uma pessoa pode não concordar com ele em algum aspecto, num ou outro, que faz parte do debate, do diálogo. (Repórter) Flávio Arns lembrou ainda que Paulo Freire é um dos autores brasileiros mais citados por faculdades de educação em todo o mundo. (Flávio Arns) Eu sou vice-presidente da comissão de educação, impensável que a plataforma deixou de ser chamada Paulo Freire porque as pessoas não concordam no Ministério da Educação com a permanência de uma das maiores referências no mundo da educação (Repórter) Mesmo com a alteração do nome, a plataforma ainda continua sendo acessada pelo site freire.capes.gov.br. O usuário é redirecionado para a página de identificação da “Plataforma CAPES de educação básica”.

O vice-presidente da Comissão de Educação (CE), senador Flávio Arns (Rede-PR), criticou a mudança do nome de uma plataforma da Capes destinada a professores de educação básica. O endereço era conhecido como “Plataforma Freire”, em homenagem ao educador pernambucano Paulo Freire e agora tem a denominação de “Plataforma Capes de Educação Básica”. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Educação  Ministério da Educação  Paraná  Professores  Rede  Rede Sustentabilidade  Senador Flávio Arns  Sustentabilidade  Trabalho  CE  Homenagem  PR  Paulo Freire 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo