Drogas

Executivo retira representação da sociedade civil do Conad

01:52Executivo retira representação da sociedade civil do Conad

Transcrição LOC: DECRETO PRESIDENCIAL RETIRA PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS. LOC: A MUDANÇA NO CONAD SEGUE MODELO IMPLEMENTADO NOS CONSELHOS DE MEIO AMBIENTE E DO CINEMA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. (Repórter) Antes do decreto, o conselho contava com 31 membros e, agora, são 14. Foram retirados do Conad os indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelos Conselhos Federais de Medicina, de Psicologia, de Serviço Social, de Enfermagem e de Educação, além dos representantes da União dos Estudantes, UNE, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC. Também foi extinta a participação de cinco profissionais ou especialistas de manifesta sensibilidade na questão das drogas, prevista na antiga regulamentação. Na nova composição do conselho ficaram apenas representantes de ministérios e de outros órgãos de governo relacionados ao tema. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, destaca a amplitude do problema das drogas. (Humberto Costa) Eu sou médico, sou psiquiatra, trabalhei com droga-dependência e alcoolismo durante muito tempo. Portanto, eu não emito aqui uma opinião que não seja a minha preocupação com a questão da saúde. O problema da droga e da dependência de droga tem que ser visto sob estes dois aspectos: o problema da saúde e o problema da violência. (Repórter) Já Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, fala que o assunto é de abrangência mundial. (Styvenson Valentim) abrange as áreas de saúde, de segurança e bens inestimáveis, como família e dignidade à pessoa humana. A problemática é de conhecimento amplo. O uso da droga na atualidade é uma preocupação mundial. Entre 2000 e 2015, houve um crescimento de 60% no número de mortes causadas diretamente pelo uso das drogas. (Repórter) O decreto foi publicado na última segunda-feira no Diário Oficial da União e também detalha as competências do Conad, como aprovar, acompanhar e executar o Plano Nacional de Políticas sobre Drogas.

Decreto presidencial publicado na última segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU) muda composição do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), retirando membros representantes da sociedade civil, além de detalhar as competências do órgão.

TÓPICOS:
Drogas  Educação  Enfermagem  Família  Medicina  Meio Ambiente  Pernambuco  Podemos  PT  Rio Grande do Norte  Saúde  Segurança  Senador Humberto Costa  Senador Styvenson Valentim  Sociedade Civil  União  Violência 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 0 61 2211
Ao vivo