CRE aprova criação de grupo parlamentar Brasil-Mercosul-Aliança do Pacífico — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova criação de grupo parlamentar Brasil-Mercosul-Aliança do Pacífico

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou um projeto que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Mercosul-Aliança do Pacífico. A finalidade é incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os poderes legislativos dos países do Mercosul, da Aliança do Pacífico, além do Parlamento do Mercosul. Ouça os detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

30/05/2019, 18h35 - ATUALIZADO EM 30/05/2019, 18h35
Duração de áudio: 01:05
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza reunião deliberativa com 04 itens. Entre eles, o PLS 215/2018, que passa a taxar remessa de lucros e dividendos para fora do país. 

À mesa, vice-presidente da CRE, senador Marcos do Val (Cidadania-ES). 

Bancada: 
senador Chico Rodrigues (DEM-RR).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO APROVOU PROJETO QUE CRIA O GRUPO PARLAMENTAR BRASIL-MERCOSUL-ALIANÇA DO PACÍFICO. LOC: A FINALIDADE É INCENTIVAR E DESENVOLVER AS RELAÇÕES BILATERAIS ENTRE OS PODERES LEGISLATIVOS DOS PAÍSES DO MERCOSUL, DA ALIANÇA DO PACÍFICO, ASSIM COMO COM O PARLAMENTO DO MERCOSUL. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE PAULA GROBA. Téc: A ideia de criação do Grupo Parlamentar partiu do senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, presidente da Comissão de Relações Exteriores. Pelo texto do projeto de Resolução, o grupo promoverá visitas parlamentares, congressos, seminários, conferências e estudos, e a permuta periódica de publicações e trabalhos sobre matéria legislativa, além do intercâmbio de experiências. Segundo a relatora da proposta, senadora Soraya Tronicke, do PSL de Mato Grosso do Sul, hoje, o quadro externo se apresenta favorável à maior cooperação econômica e comercial na maioria dos países da América Latina. (SORAYA) Na linha dessa tendência, os blocos Mercosul e Aliança do Pacífico, que reúnem os principais países da região, iniciaram um movimento de aproximação com vistas a aprofundar a sua parceria e eventualmente a sua integração. (REP) Ainda segundo a relatora, o grupo parlamentar pode auxiliar no aprofundamento da integração e do intercâmbio comercial, pela via da aproximação da representação política, criando um espaço de cooperação. A proposta segue agora para a Comissão Diretora do Senado. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00