Congresso Nacional vai ser iluminado de roxo para lembrar Dia Nacional das Mucopolissacaridoses — Rádio Senado
Alerta

Congresso Nacional vai ser iluminado de roxo para lembrar Dia Nacional das Mucopolissacaridoses

A cúpula do Congresso Nacional ficará iluminada com a cor roxa até o dia 18 de maio. A intenção é conscientizar as pessoas sobre as doenças raras e lembrar o Dia Nacional das Mucopolissacaridose - doenças do grupo genéticas do metabolismo -, comemorado em 15 de maio. A reportagem é de Lívia Torres.

10/05/2019, 18h17 - ATUALIZADO EM 13/05/2019, 09h02
Duração de áudio: 01:12
Congresso Nacional é iluminado com a cor roxa para lembrar o Dia do Perdão. A partir deste ano, 30 de agosto será lembrado como o Dia Nacional do Perdão. A lei que institui a data foi sancionada pelo presidente Michel Temer no dia 19/04/2017. 

O projeto que deu origem à lei é de autoria da deputada Keiko Ota (PSB-SP), que teve o filho Ives Ota sequestrado e morto, aos 8 anos, em 30 de agosto de 1997. Depois de conhecer os assassinos do filho, a deputada e o seu marido, Masataka Ota, decidiram perdoá-los. 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CÚPULA DO CONGRESSO NACIONAL VAI FICAR ILUMINADA COM A COR ROXA DE 12 A 18 DE MAIO LOC: A ILUMINAÇÃO É PARA CONSCIENTIZAR AS PESSOAS SOBRE DOENÇAS RARAS E PARA HOMENAGEAR O DIA NACIONAL DE DOENÇAS GENÉTICAS DO METABOLISMO, CELEBRADO EM 15 DE MAIO. REPÓRTER LÍVIA TORRES TÉC: A cúpula do Congresso Nacional vai ficar iluminada com a cor roxa para conscientizar as pessoas sobre as doenças raras e sobre o dia nacional das Mucopolissacaridoses, que fazem parte do grupo de doenças genéticas do metabolismo. O chefe de serviço da assessoria de qualidade de atendimento e logística do Senado, Ari Cardoso, comentou que um dos objetivos da iniciativa é lembrar os direitos assegurados aos portadores de doenças raras. (Ari Cardoso) “Visando conscientizar a sociedade sobre a proteção a de doenças raras no país. Bem como conscientizar a sociedade dos seus direitos constitucionais das pessoas portadoras dessas doenças” (Repórter) O senador Romário do Podemos do Rio de Janeiro falou sobre brasileiros que sofrem com doenças raras e que precisam de acompanhamento. (Romário) “O número de pessoas afetadas é muito grande. São mais de 13 milhões de brasileiros e brasileiras precisando de diagnóstico, tratamento e acompanhamento adequado. São homens, mulheres e crianças que precisam do nosso apoio” (Repórter) O congresso irá ficar iluminado com a cor roxa de 12 a 18 de maio. Com supervisão de Mauricio DeSanti, da rádio senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00