Comissões querem solução para impasse sobre internet nos estádios da Copa — Rádio Senado

Comissões querem solução para impasse sobre internet nos estádios da Copa

LOC: QUASE METADE DOS ESTÁDIOS BRASILEIROS QUE VÃO SEDIAR JOGOS DA COPA DO MUNDO NÃO TERÁ CONDIÇÕES ADEQUADAS DE ACESSO À INTERNET. E SENADORES FALAM EM APAGÃO NA TELEFONIA. 

LOC: ELES VÃO COBRAR UMA SOLUÇÃO POR PARTE DAS OPERADORAS DE TELECOMUNICAÇÕES EM AUDIÊNCIA PÚBLICA MARCADA PARA A PRÓXIMA TERÇA-FEIRA. HOJE FOI APROVADO CONVITE AO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES, PAULO BERNARDO, PARA PARTICIPAR DO DEBATE. O REPÓRTER FLORIANO FILHO TRAZ OS DETALHES: 

TÉC: Por falta de acordo entre as operadoras e as administrações dos estádios de futebol não foram colocadas antenas adequadas para internet. Como existem várias reclamações sobre os serviços de telefonia no Brasil, os senadores resolveram fazer uma reunião conjunta das comissões de ciência e tecnologia, fiscalização e controle, e infraestrutura. Eles também querem cobrar uma solução do ministro das comunicações, Paulo Bernardo, que já alertou que a situação é pior em São Paulo e em Curitiba. Para isso, aprovaram um convite para que o ministro participe da audiência pública com as operadoras. O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, que se reuniu pela manhã desta terça-feira, disse que a situação é inaceitável. Para Zezé Perrela, do PDT de Minas Gerais, o Brasil está à beira de um novo apagão, só que nas comunicações. 

(Zezé Perrela) Parece uma brincadeira, não é? As operadoras não tem responsabilidade social, e o administradores dos estádios também. Porque na maioria desses estádios, infelizmente as administrações foram terceirizadas. Na metade praticamente dos estádios da copa do mundo nós não teremos as antenas para que a internet possa funcionar a contento. Vai acontecer um apagão dentro desses estádios, infelizmente, o que é uma vergonha para o nosso país. 

REPÓRTER: O pior para o senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, é que o povo paga caro por um serviço de péssima qualidade. 

(Eduardo Amorim) Se cobra caro, mas não se quer explicar porque que se cobra caro neste país. O povo brasileiro verdadeiramente não merece passar por isso, não merece pagar isso. Eu acho que nós parlamentares temos obrigação de defender as famílias brasileiras, os cidadãos brasileiros de cobranças muitas vezes indevidas, inadequadas. 

(REPÓRTER) Durante a reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia, também foi aprovado o cronograma para avaliação do Plano Nacional de Banda Larga. O Senado vai realizar vários debates e audiências públicas ao longo de 2014. O relatório final será divulgado no final do ano.
13/05/2014, 12h54 - ATUALIZADO EM 13/05/2014, 12h54
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00