Comissões

Comissões discutem possibilidade de paralisação das atividades do CNPq

01:57Comissões discutem possibilidade de paralisação das atividades do CNPq

Transcrição LOC: FALTA DE VERBAS PODE PARALISAR ATIVIDADES DO CNPQ. LOC: ÓRGÃO É RESPONSÁVEL POR FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NO BRASIL. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TEC: Somente em julho desse ano o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, usou um total de 82 milhões e meio de reais para implementar 80 mil bolsas de estudo. Mas os recursos do órgão para 2019 só devem durar até setembro e essa falta de dinheiro pode comprometer pesquisas importantes e paralisar algumas atividades. Segundo o diretor Manoel da Silva, não houve contingenciamento. (MANOEL) A comunidade científica continua num crescente e o número de bolsas continua no patamar de 80 mil bolsas, ao passo que a gente já estava com mais de 200 mil pesquisadores, isso quer dizer que tem uma demanda reprimida muito grande. Rep: O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, afirma que já existe acordo para cobrir o valor até o fim do ano. (IZALCI) houve um entendimento da comissão mista de orçamento e então foi feito um acordo e que foi acatado pelo governo. Eu não vejo como o governo não cumprir esse acordo de respaldar o pagamento das bolsas no valor de 330 milhões. Rep: Além desse acordo anunciado pelo senador Izalci Lucas na Comissão Mista de Orçamento, um outro acordo firmado entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário vai assegurar 250 milhões de reais para as bolsas do CNPq. O dinheiro é parte do fundo formado por recursos recuperados pela Operação Lava Jato. O CNPq é uma agência subordinada ao Ministério de Ciência e Tecnologia responsável por contribuir para o avanço do conhecimento e estimular a pesquisa na área de tecnologia e inovação por meio da implementação de bolsas de estudo, que podem variar de 400 a 6 mil e 500 reais, dependendo da especialização do estudante, dentre outros critérios. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Audiência Pública conjunta das comissões de Educação, de Ciência e Tecnologia, e de Fiscalização e Controle discutiu a possibilidade de paralisação das atividades do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Acordo assinado nesta quinta-feira (5) por representantes dos Três Poderes garante R$ 250 milhões para as bolsas de pesquisa. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Ciência e Tecnologia  Comissão Mista de Orçamento  Comissões  Desenvolvimento  Distrito Federal  Educação  Fiscalização  Orçamento  PSDB  Senador Izalci Lucas  Tecnologia  Transparência  Judiciário  Operação Lava Jato  CNPq  Pesquisa Científica 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo