Comissão recebe vencedores das Olimpíadas do Ensino Técnico — Rádio Senado

Comissão recebe vencedores das Olimpíadas do Ensino Técnico

LOC: O BRASIL TEVE O SEGUNDO MELHOR RESULTADO DO MUNDO NAS OLIMPÍADAS DO ENSINO TÉCNICO, QUE ACONTECERAM EM LONDRES EM OUTUBRO. 

LOC: OS ALUNOS VENCEDORES E REPRESENTANTES DO "SISTEMA S" VIERAM À COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA PARA FALAR SOBRE O ENSINO PROFISSIONALIZANTE. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(REPÓRTER): Na Worldskills 2011, competição que avalia o ensino técnico e profissionalizante, alunos brasileiros deixaram para trás países como Estados Unidos, Alemanha, França e a própria Inglaterra, que sediou o evento. Atrás apenas da Coréia do Sul, o Brasil conquistou seis medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze e 10 certificados de excelência. O primeiro lugar foi nas categorias mecatrônica, eletrônica industrial, desenho mecânico, joalheria, mecânica de refrigeração e webdesign. Essa última área é a de Natã Miccael Barbosa, que resumiu o sentimento do grupo com a palavra “gratidão”. 

(ESTUDANTE NATÃ MICCAEL BARBOSA) Nós sabemos que essa conquista não foi de cada um de nós, não foi individual, é a conquista de um grupo envolvido, com compromisso na educação do nosso País, um grupo envolvido com o melhor resultado possível em representar o nosso país e trazer essas medalhas que estão aqui hoje. E também não digo só sobre as medalhas, eu acredito que essa oportunidade é única, eu digo que eu não viverei momentos como vivi em Londres, representando nosso país, na minha vida novamente, porque foi um momento único. 

(REPÓRTER): Dos 28 estudantes brasileiros, 23 são alunos do Serviço Nacional da Indústria e cinco do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Shirley Moraes, Gerente do Centro Pedagógico do SENAC Nacional, parabenizou os alunos. 

(SENAC SHIRLEY MORAES) A educação profissional brasileira mostrou que não fica a dever nada a ninguém. Participar da Worldskills é muito mais que participar de um torneio de alunos. É uma oportunidade única para estabelecer uma importante troca de experiências e comparar competências entre países de diversas regiões do mundo. 

(REPÓRTER) O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, comemorou os resultados, mas destacou a necessidade de expandir o ensino técnico no Brasil.

(SENADOR ARMANDO MONTEIRO) Essa conquista representa muito para o Brasil. A agenda da qualificação e da educação profissional se insere como um grande desafio hoje no Brasil. O desafio de poder desenvolver novas competências que são requeridas hoje pelo mundo do trabalho, a indústria especialmente, exatamente por conta desse acirramento da competição em escala global. 

(REPÓRTER): A Worldskills foi realizada entre 5 e 8 de outubro em Londres, na Inglaterra, e premiou os melhores estudantes do mundo em 46 especialidades de cursos técnicos.
07/12/2011, 00h59 - ATUALIZADO EM 07/12/2011, 00h59
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00