Comissão pede esclarecimentos ao ministro Paulo Guedes sobre financiamentos do Banco da Amazônia — Rádio Senado
Comissões

Comissão pede esclarecimentos ao ministro Paulo Guedes sobre financiamentos do Banco da Amazônia

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou nesta quarta-feira (10) três requerimentos para realização de audiências públicas. Entre eles, o da senadora Kátia Abreu (PDT/TO) que pediu esclarecimentos ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre os motivos para que o Banco da Amazônia (BASA) tenha vedado o financiamento de novos projetos para construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidroelétricas (CGHs).

10/04/2019, 15h14 - ATUALIZADO EM 10/04/2019, 15h14
Duração de áudio: 01:18
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião com 14 itens. Entre eles, o PLS 356/2017, que incentiva criação de redes elétricas inteligentes.

À mesa, presidente eventual da CCT, senadora Kátia Abreu (PDT-TO), conduz reunião.

Bancada:
senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ); 
senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR); 
senador Styvenson Valentim (Pode-RN); 
senador Luiz Carlos do Carmo (MDB-GO).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO APROVOU PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS AO BANCO DA AMAZÔNIA, APÓS MINISTRO DA ECONOMIA RELATAR QUE O BANCO NÃO ESTÁ FINANCIANDO PROJETOS DE PEQUENAS HIDRELÉTRICAS. A REPORTAGEM É DE JOSÉ ODEVEZA. Téc: Por requerimento da presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, senadora Katia Abreu, do PDT do Tocantins, a comissão aprovou o pedido de informações ao ministro da economia, Paulo Guedes. A senadora destaca que é necessária a prestação de informações, por intermédio do ministro, sobre vedações ou restrições do Banco da Amazônia, ao financiamento de novos projetos para construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidroelétricas. (Katia abreu) Na última reunião tivemos uma audiência pública, muito interessante sobre esse formato de produção de energia, e eu fiz uma reclamação de que o banco da Amazônia financiava a eólica, a fotovoltaica mas tinham tirado do seu portfólio o financiamento de pequenas usinas hidrelétricas. Então eu peço a aprovação dos colegas senadores para que o banco possa justificar porque tirou do portfólio esse financiamento. (LOC). A audiência ainda não tem data marcada. Além disso, a Comissão ainda aprovou a realização de outras duas audiências públicas que debaterão os desdobramentos da tecnologia e inovação no âmbito da Confederação Nacional da Indústria e uma avaliação sobre a Lei do Audiovisual, que é responsável por fomentar a produção do cinema brasileiro independente. Sob supervisão de Thiago Medeiros, da Radio Senado José Odeveza.

Ao vivo
00:0000:00