Comissão de Educação recebe a perita Fárida Xarríd — Rádio Senado

Comissão de Educação recebe a perita Fárida Xarríd

LOC: A PERITA EM DIREITOS CULTURAIS DAS NAÇÕES UNIDAS, FÁRIDA XARRÍD ESTEVE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES DO SENADO FEDERAL NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA.

LOC: ELA PROMOVE UM LEVANTAMENTO DE COMO O BRASIL TRATA AS QUESTÕES DE EDUCAÇÃO, CULTURA, PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE, PARA DEPOIS PROPOR SUGESTÕES AO GOVERNO BRASILEIRO E TAMBÉM COMPARTILHAR BOAS PRÁTICAS COM OUTROS PAÍSES.

A perita independente em direitos culturais do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, Fárida Xarríd, está no Brasil desde o dia 8 de novembro. Ela visitou os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Bahia para verificar como são enfrentadas questões de educação, cultura, preservação do patrimônio, dos direitos humanos em geral e do respeito à diversidade. Usando uma fita amarela do Senhor do Bonfim no pulso, Fárida Xarríd, manteve uma conversa de quase uma hora com o Senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais. Em inglês, ela perguntou ao membro da Comissão de Educação, que também é presidente da Comissão de Relações Exteriores, entre outras coisas, quais providências o Brasil está tomando para que estudantes das escolas públicas tenham acesso às melhores universidades. Ao fim da reunião, o senador Eduardo Azeredo esclareceu que é natural o interesse pelo Brasil, que ainda tem muito a melhorar, mas tem enfrentado seus desafios. (Azeredo) O Brasil tem bons exemplos, nós temos boas iniciativas, iniciativas de incentivo à cultura através de leis federais como a Lei Rouanet, leis estaduais semelhantes à Lei Rouanet. Eu pude lembrar também uma lei ligada ao ICMS, ligada a taxas estaduais de apoio às cidades que têm iniciativas de proteção ao patrimônio, como é o caso de Minas Gerais. É o chamado ICMS Cultural. Nós temos também iniciativas na área da educação integral. Mas são desafios, porque são iniciativas de algumas cidades, de alguns estados e nós precisamos de uniformizar essas boas práticas em todo o país. (ROGERIO) A perita independente da ONU veio ao país a convite do governo brasileiro. Na visita oficial, chamada de missão de averiguação, o principal objetivo é criar um engajamento das instituições na melhoria da educação, da cultura e dos demais direitos culturais. Os resultados da visita devem ser conhecidos em um relatório a ser divulgado em 2011.
18/11/2010, 04h55 - ATUALIZADO EM 18/11/2010, 04h55
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00