Comissão de Desenvolvimento Regional debate a produção de chocolate e cacau no Brasil — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Desenvolvimento Regional debate a produção de chocolate e cacau no Brasil

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou nesta quarta-feira (21) duas audiências públicas sobre a produção de chocolate e cacau. O Brasil é o terceiro maior fabricante de chocolate e está entre os maiores produtores mundiais de cacau. Representantes do setor destacaram a importância dos produtos para a economia brasileira.

21/03/2018, 19h44 - ATUALIZADO EM 21/03/2018, 19h54
Duração de áudio: 02:12
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza audiência pública para tratar sobre a produção de chocolate no Brasil. 

Mesa:
diretor Executivo do Centro de Inovação do Cacau, Cristiano Villela;
presidente da Costa do Cacau, Convention Bureau, Marco Lessa;
presidente eventual da CDR, deputado Bebeto (PSB-BA);
secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, José Vivaldo Souza de Mendonça;
diretor do programa Bahia do Instituto Arapyau, Ricardo Gomes.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: DOIS PAINÉIS PROMOVIDOS NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DISCUTIRAM A PRODUÇÃO DE CHOCOLATE E DE CACAU NO BRASIL. LOC: REPRESENTANTES DO SETOR DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DESSA ATIVIDADE PARA A ECONOMIA E COBRARAM MAIS INVESTIMENTOS. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. TÉC: Além de ser um dos principais países consumidores de chocolate, o Brasil é o terceiro maior fabricante do produto no mundo. Mas poucos brasileiros sabem reconhecer e apreciar um chocolate de qualidade. É o que afirmou o diretor do Instituto Biofábrica de Cacau, Lanns Almeida. (Lanns) Quão importante é o chocolate, o cacau para a alimentação e o quanto ele é bom para nossa saúde. A gente precisa diferenciar o que é chocolate e o que é doce com essência. (REP) O Brasil também está entre os maiores produtores mundiais de cacau, matéria-prima do chocolate. O cultivo do fruto acontece em seis estados brasileiros. Mas é principalmente da Bahia e do Pará que vêm os melhores resultados. Antônio Cesar Costa, representante da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, destacou algumas estratégias da entidade para melhorar a qualidade do chocolate e agregar valor ao cacau baiano. (Antônio) Produzir um chocolate com alto teor de cacau, treinar os produtores. Também organizamos os produtores em cooperativas. Todo mundo trabalhando em conjunto, que é isso que é importante: compartilhar informações para criar o desenvolvimento regional. (REP) Neste ano o cacau produzido no sul do Bahia conseguiu o registro de Indicação Geográfica, o que facilitará o reconhecimento nacional e internacional do produto. Marco Lessa, presidente da Costa do Cacau, defendeu mais investimentos em tecnologia para auxiliar os produtores. (Marco) Porque a gente precisa de tecnologia para fazer o processamento para que qualquer produtor de cacau consiga fazer seu chocolate. (REP) A poucos dias da páscoa, a senadora Lídice da Mata, do PSB baiano, que solicitou o debate, ponderou a importância da data para os produtores de chocolate. (Lídice) Nós estamos a uma semana da semana santa, onde todo mundo consome chocolate. Mas, especialmente, é um momento no mercado de alta. (REP) Um projeto da senadora Lídice, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos, aumenta de 25% para 35% o percentual mínimo de cacau puro nos chocolates nacionais, a exemplo do que já acontece na Europa. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo.

Ao vivo
00:0000:00