Comissão de Agricultura pede prorrogação das dívidas dos produtores de leite — Rádio Senado
Audiência pública

Comissão de Agricultura pede prorrogação das dívidas dos produtores de leite

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) vai pedir ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi prorrogação das dívidas dos produtores de leite. A iniciativa foi apresentada durante audiência pública que discutiu a crise que o setor leiteiro brasileiro enfrenta em razão da importação do produto. O presidente da Comissão de Agricultura, senador Ivo Cassol (PP – RO), defende restrições à importação de leite uruguaio, como esse país fez em relação ao frango brasileiro.

07/11/2017, 13h58 - ATUALIZADO EM 07/11/2017, 14h28
Duração de áudio: 01:44
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência pública interativa sobre a política de importação de lácteos, especialmente leite em pó. Foram convidados Representantes de três ministros: Agricultura, Comércio Exterior e Relações Exteriores.

Mesa:
diretor do Departamento do Mercosul do Ministério das Relações Exteriores (Mre), Otávio Brandelli;
Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sda/mapa), Luís Pacifici Rangel;
presidente da CRA, senador Ivo Cassol (PP-RO);
diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Herlon Brandão.


Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA VAI PEDIR AO MINISTRO DA AGRICULTURA, BLAIRO MAGGI PRORROGAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS PRODUTORES DE LEITE. LOC: A INICIATIVA FOI APRESENTADA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTIU A CRISE QUE O SETOR LEITEIRO BRASILEIRO ENFRENTA EM RAZÃO DA IMPORTAÇÃO DO PRODUTO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em 2016, a importação de produtos lácteos cresceu quase 80 por cento em relação a 2015. O leite em pó teve o maior crescimento: mais de 100 por cento. Os produtos são vindos, principalmente, do Uruguai. Com isso, a produção de leite brasileira em 2016 caiu 918 milhões de litros. O presidente da Abraleite, Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Geraldo Borges, sugeriu limitação da importação para não prejudicar os mais de um milhão de produtores brasileiros. (Geraldo Borges) “Então, o que nós pedimos é que se criasse um limite, uma regra para que o Uruguai não mandasse leite em qualquer quantidade, em qualquer volume, a qualquer preço e a qualquer momento para o país, para o Brasil. Não seria cortar totalmente as importações de leite do Uruguai. Se o governo brasileiro não conseguir, de uma forma ou outra, criar esse limite, a cadeia não resistirá”. (Repórter) Também o presidente da Comissão de Agricultura, senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, defende restrições à importação de leite uruguaio, como esse país fez em relação ao frango brasileiro. E, por sugestão do senador Cassol, a comissão vai pedir ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, prorrogação das dívidas dos produtores de leite. (Ivo Cassol) “Prorrogue o prazo por mais dois, três anos para que o agricultor não precise vender sua vaquinha de leite, que pagou quatro mil reais, cinco mil reais, seis mil reais, por mil e quinhentos, mil e setecentos reais, como está acontecendo em vários estados da federação brasileira”. (Repórter) Também participaram do debate representantes dos ministérios de Indústria e Comércio e da Agricultura.

Ao vivo
00:0000:00