Aprovado o título de Capital Nacional das Pedras Preciosas à Soledade (RS)

02:02Aprovado o título de Capital Nacional das Pedras Preciosas à Soledade (RS)

Transcrição LOC: CIDADE GAÚCHA PODE RECEBER TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DAS PEDRAS PRECIOSAS. LOC: SOLEDADE É RESPONSÁVEL POR 80% DAS EXPORTAÇÕES DE PEDRAS DO RIO GRANDE DO SUL E EMPREGA DUAS MIL PESSOAS NO SETOR. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: A cidade de Soledade, no Rio Grande do Sul, é a maior exportadora de pedras preciosas do estado, chegando a alcançar 80% da comercialização do setor. O município é responsável por vendas no valor de 200 milhões de dólares para mais de 30 países entre 2013 e 2016. O número representa 23% do total de exportações brasileiras em pedras brutas, lapidadas e artefatos de pedras preciosas. As informações são da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e do Sindicato das indústrias de mineração de pedra britada, o Sindipedras. Durante a votação do projeto na Comissão de Educação, o relator, senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, falou da importância dos números para a economia da região. (LASIER) Soledade é responsável por 80% das exportações de pedras do Rio Grande do Sul, gerando em torno de 500 empregos diretos e 1,5 mil indiretos, responsável por 32% do PIB. Rep: A CE também aprovou proposta que permite a utilização de recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura, Pronac, para estimular a participação de artistas locais e regionais em projetos desenvolvidos por instituições públicas de educação básica ou por entidades sem fins lucrativos. O relator, senador Luiz Pastore, do MDB do Espírito Santo, argumentou que as manifestações específicas das regiões brasileiras têm sofrido um forte impacto, por causa da influência dos meios de comunicação, que centralizam suas programações no eixo São Paulo-Rio. (PASTORE) Ao incluir a música regional como beneficiária de incentivos decorrentes de renúncias fiscais, a proposição em análise dá um grande passo em busca da efetiva valorização da produção musical de cada uma das regiões brasileiras. Por seu turno, os artistas locais receberão mais estímulos de tal modo que a cultura local será fortalecida. Rep: Os dois projetos seguem agora para votação em plenário. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Comissão de Educação aprovou projeto que confere ao município de Soledade, no Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional das Pedras Preciosas (PL5978/19). Também foi aprovada proposta que permite que recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) sejam utilizados para estimular a participação de artistas locais e regionais em projetos de instituições públicas de educação básica e de entidades sem fins lucrativos (PL6559/19). As informações com a repórter Raquel Teixeira.

TÓPICOS:
CE  Comunicação  Cultura  Economia  Educação  Espírito Santo  Exportações  Investimentos  Manifestações  Música  MDB  Meios de Comunicação  Mineração  PIB  Podemos  Rio Grande do Sul  São Paulo  Senador Lasier Martins 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo