CI vai debater privatizações de 57 empresas públicas anunciada pelo governo — Rádio Senado
Audiência pública

CI vai debater privatizações de 57 empresas públicas anunciada pelo governo

O governo federal anunciou a privatização de 57 empresas e projetos, o que inclui a Eletrobrás, a Casa da Moeda, portos e aeroportos. O assunto será discutido em duas audiências públicas na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI). Uma das audiências foi pedida pelo senador Jorge Viana (PT – AC) para discutir o impacto das privatizações na infraestrutura brasileira. Segundo Jorge Viana, o Senado precisa ser esclarecido sobre esses leilões. Na avaliação do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB – PE), o país precisa investir em infraestrutura.

05/09/2017, 12h33 - ATUALIZADO EM 05/09/2017, 13h52
Duração de áudio: 01:55
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza reunião deliberativa com 4 itens. Entre eles, o PLS 11/2013, que dispõe sobre a aplicação dos recursos da Cide.

À mesa, vice-presidente da CI, senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Bancada:
senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA); 
senador Valdir Raupp (PMDB-RO);
senador Roberto Muniz (PP-BA); 
senador Elmano Férrer (PMDB-PI);
senador Jorge Viana (PT-AC)

Foto: Pedro França /Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: O GOVERNO FEDERAL ANUNCIOU A PRIVATIZAÇÃO DE 57 EMPRESAS E PROJETOS, O QUE INCLUI A ELETROBRÁS, A CASA DA MOEDA, PORTOS E AEROPORTOS. LOC: O ASSUNTO SERÁ DISCUTIDO EM DUAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) Uma das audiências foi pedida pelo senador Jorge Viana, do PT do Acre, para discutir o impacto das privatizações na infraestrutura brasileira. O senador informou que 57 empresas e projetos serão privatizados, e disse que o Senado precisa ser esclarecido sobre esses leilões. (Jorge Viana) Eu, particularmente, fico preocupado! Não se trata de fazer nenhum juízo, mas o ministro Moreira Franco, numa pequena mesinha, chama a imprensa e anuncia a venda até da Casa da Moeda? Não pode ser anunciado a partir de uma banquinha. Nós deveríamos trazer imediatamente para a Comissão de Infraestrutura para esclarecer. (Repórter) A outra audiência, requerida pela senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, vai debater exclusivamente a privatização da Eletrobrás. Apesar de defender parcerias com o setor privado em investimentos públicos, o senador Roberto Muniz, do PP da Bahia, criticou a pressa em vender as estatais. (Roberto Muniz) Nós não podemos permitir que uma atitude do governo de tamanha relevância tenha o afogadilho de como se nós estivéssemos entregando apenas um supermercado da esquina. Nós estamos falando do patrimônio do nosso Brasil. (Repórter) Na avaliação do senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco, o País precisa investir em infraestrutura. (Fernando Bezerra Coelho) Que o debate, aqui, possa ser aprofundado para que o Congresso Brasileiro, quando vier a deliberar, possa ter todas as informações disponíveis para que a gente e possa ter o que todos concordam: voltarmos a ter um investimento significativo na infraestrutura do País. (Repórter) Para debater as privatizações, serão convidados especialistas governamentais e representantes de federações de trabalhadores e de sindicatos. As duas audiências serão realizadas no mesmo dia, em data a ser confirmada pela Comissão de Infraestrutura.

Ao vivo
00:0000:00