Comissões

CE aprova nome do senador Nelson Carneiro como Herói da Pátria

01:36CE aprova nome do senador Nelson Carneiro como Herói da Pátria

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O NOME DO SENADOR NELSON CARNEIRO NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA. LOC: O POLÍTICO SE DESTACOU NA LUTA EM DEFESA DA MULHER E NA APROVAÇÃO DA LEI DO DIVÓRCIO. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou a inclusão do nome de Nelson de Souza Carneiro no Livro dos Heróis da Pátria. O político baiano formado em Direito trabalhou como jornalista, foi deputado federal pela Bahia e em três mandatos pelo Rio de Janeiro, foi eleito senador por três vezes e presidiu o Senado Federal entre 1989 e 1990. A relatora da proposta, senadora Zenaide Maia, do PROS do Rio Grande do Norte, lembrou que Carneiro se destacou pela luta em defesa da mulher e na aprovação da Lei do divórcio no Brasil. (Rep) “A trajetória política de Nelson Carneiro é coroada por sua luta em prol da afirmação dos direitos das mulheres, sendo certo que sua contribuição foi fundamental para a instituição do divórcio no País (Rep) Nelson Carneiro morreu aos 85 anos, em 1996, em Niterói, no Rio de Janeiro. O livro dos Heróis e Heroínas é composto por páginas de aço e está guardado no Panteão da Pátria Tancredo Neves, em Brasília. Entre os homenageados estão nomes como Tiradentes, Leonel Brizola, Juscelino Kubitschek e Zumbi dos Palmares. A proposta deve ser analisada agora pelo plenário do Senado.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, nesta terça-feira (2), a inclusão do nome de Nelson de Souza Carneiro no Livro dos Heróis da Pátria. O político baiano formado em Direito trabalhou como jornalista, foi deputado federal pela Bahia e em três mandatos pelo Rio de Janeiro, foi eleito senador por três vezes e presidiu o Senado Federal entre 1989 e 1990.  A relatora da proposta (PL 407/2019), senadora Zenaide Maia (Pros-RN), lembrou que Carneiro se destacou na luta em defesa da mulher e na aprovação da Lei do divórcio no Brasil.

TÓPICOS:
Bahia  Brasília  Comissão de Educação, Cultura e Esporte  Cultura  Educação  Esporte  Plenário do Senado  Política  PROS  Rio de Janeiro  Rio Grande do Norte  Senado Federal  Senadora Zenaide Maia  CE  Comissões 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo