Comissões

CE analisa criação do Dia Nacional do Museu

01:43CE analisa criação do Dia Nacional do Museu

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ANALISA NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO QUE CRIA O DIA NACIONAL DO MUSEU, CELEBRADO EM 18 DE MAIO. LOC: O OBJETIVO É PRESERVAR A CULTURA NACIONAL, VALORIZAR E FORTALECER AS INSTITUIÇÕES E INCENTIVAR AS VISITAS AOS MUSEUS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: A proposta da senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe, inclui no calendário oficial o Dia Nacional do Museu, celebrado em 18 de maio, na mesma data do Dia Internacional do Museu. O objetivo é preservar o patrimônio cultural brasileiro, valorizar e fortalecer as instituições e incentivar as visitas aos museus e exposições temáticas, como explicou a autora do projeto. (Maria) “Evidencia a importância desses espaços na preservação da história e da cultura do nosso País. Além disso, nós brasileiros precisamos criar o hábito de visitação, pois os museus também devem ser vistos como locais para a construção do saber” (Cardim) O assunto já foi debatido em audiência pública na Comissão de Educação e a presidente do Conselho Federal de Museologia, Rita de Cássia Mattos, destacou a importância dos museus para a sociedade. (Rita de Cássia) “Eles são ferramentas de transformação da realidade ao desenvolverem tarefas que tratam da preservação, da pesquisa, da difusão, da educação e da comunicação de seus acervos, que são o patrimônio legado ao povo brasileiro. (Repórter) Segundo o Instituto Brasileiro de Museus, existem cerca de três mil e setecentas instituições em todas as regiões do país, que recebem mais de 30 milhões de visitantes por ano. Se aprovada pela Comissão de Educação, a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.

A proposta (PLS 249/2018) da senadora Maria do Carmo Alves (Dem-SE) inclui no calendário oficial o Dia Nacional do Museu, celebrado em 18 de maio – mesma data do Dia Internacional do Museu. O projeto, que deve ser analisado nesta terça (26) pela Comissão de Educação busca preservar o patrimônio cultural brasileiro, valorizar e fortalecer as instituições e incentivar as visitas aos museus e exposições temáticas. A reportagem é de George Rodrigues Cardim.

TÓPICOS:
Câmara dos Deputados  Comunicação  Cultura  Educação  História  Senadora Maria do Carmo Alves  Sergipe  CE  Comissões  DEM 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo