Audiência pública

CDR debate estudos geológicos para exploração mineral em Roraima

01:34CDR debate estudos geológicos para exploração mineral em Roraima

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DEBATEU, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, OS ESTUDOS GEOLÓGICOS FEITOS NO ESTADO DE RORAIMA. LOC: O SENADOR CHICO RODRIGUES RECLAMOU DAS EMPRESAS QUE JÁ TEM AUTORIZAÇÃO PARA A EXPLORAÇÃO, MAS PREFEREM ESPERAR A VALORIZAÇÃO DOS MINERAIS. A REPORTAGEM É DE POLIANA FONTENELE. (Repórter) Os estudos são feitos para estimular pesquisas sobre os recursos minerais de Roraima e, assim, impulsionar o desenvolvimento do estado e do Brasil. José Andriotti, diretor de Geologia da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, destaca a falta de investimentos na captação dessas riquezas. (José Andriotti) A nossa produtividade é muito menor do que os países Austrália e Canadá, por exemplo. Nós investimos muito menos, nós recebemos muito menos captação de recursos privados nacionais e estrangeiros. Então a ideia que eu tento colocar é que se tivermos mais investimentos no setor mineral, certamente a gente vai ter uma produtividade em ouro como hoje tem a Austrália, como tem o Canadá e outros países. (Repórter): O senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, criticou as empresas que já têm autorização para explorar áreas ricas em minérios, mas não fazem a extração. O senador atribui o motivo a uma reserva de valor. (Chico Rodrigues) O estado que está em uma situação extremamente privilegiada em termos de minerais, que poderia incorporar todas essas riquezas para a economia do estado, para o desenvolvimento do estado, para a expansão econômica do estado, fica realmente na dependência dessas empresas que nós sabemos que tem como reserva de valor que é essas áreas. (Repórter) A reunião também contou com a presença de outros dois representantes da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais.

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) debateu, em audiência pública, os estudos feitos em Roraima pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e do Serviço Geológico do Brasil. A reunião aconteceu a partir de um pedido do senador Chico Rodrigues (DEM-RR). Segundo o senador, as empresas já têm autorização para a exploração, mas preferem esperar a valorização dos minerais.

TÓPICOS:
Economia  Empresas  Estrangeiros  Investimentos  Roraima  Senador Chico Rodrigues  CDR  Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo  DEM 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo