CDR aprova projeto que obriga o reaproveitamento de automóveis no Brasil — Rádio Senado

CDR aprova projeto que obriga o reaproveitamento de automóveis no Brasil

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO APROVOU UM PROJETO QUE TORNA OBRIGATÓRIO O REAPROVEITAMENTO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES NO PAÍS. 

LOC: O TEXTO, QUE ALTERA A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, AINDA PRECISA SER ANALISADO POR TRÊS COMISSÕES. REPÓRTER FERNANDA NARDELLI:  

TÉC: Os veículos automotores leves e pesados que chegarem ao fim de sua vida útil deverão ser devolvidos aos fabricantes ou distribuidores, para serem reciclados ou descartados adequadamente. É o que estabelece o projeto do senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, que foi aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. O texto define que estarão sujeitos à chamada logística reversa os carros, ônibus e caminhões que não apresentarem condições para circulação, em conseqüência de acidente, avaria, mau estado, degradação ou abandono. O relator do projeto, senador Ruben Figueiró, do PSDB de Mato Grosso do Sul, destacou a importância da medida. 

(FIGUEIRÓ) Vem preencher uma lacuna na legislação reclamada pela população que, ao passar pelas vias públicas e pelos depósitos dos Departamentos de Trânsito de todo o país, vêem estupefatos verdadeiros entulhos de veículos automotores e outros resíduos sólidos abandonados, muitas vezes por displicência ou inércia das autoridades. 

(Repórter) O projeto ainda precisa ser analisado pelas comissões de Assuntos Sociais, Assuntos Econômicos e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo também aprovou a proposta do senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, que estabelece regras para a construção e manutenção de calçadas, garantindo acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção. O texto segue agora para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
03/07/2013, 02h40 - ATUALIZADO EM 03/07/2013, 02h40
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00