CDH debate preservação dos ecossistemas marinhos do Brasil — Rádio Senado

CDH debate preservação dos ecossistemas marinhos do Brasil

LOC: A FALTA DE ATENÇÃO COM A REGIÃO COSTEIRA E MARÍTIMA PODE DESTRUIR O PATRIMÔNIO AMBIENTAL BRASILEIRO. 

LOC: A AFIRMAÇÃO FOI FEITA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA NESTA SEGUNDA PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PARA DISCUTIR A SITUAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS NO BRASIL. REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A comissão de direitos humanos discutiu a situação dos ecossistemas marinhos e dos ativistas que denunciam os crimes ambientais nos oceanos. O diretor do Instituto Guardiões do Mar do Brasil, Wendell Estol, denunciou que os barcos da indústria pesqueira, cometem uma série de irregularidades no país, entre elas a pesca de arrasto, que é proibida por lei. Na opinião de Wendell Estol, se as autoridades não abrirem os olhos, as comunidades de pesca artesanal irão desaparecer. 

(Wendell Estol) Quem andar pelo litoral do Rio Grande do Sul, falo aqui do Rio Grande do Sul porque conheço melhor, vai ver o descaso e a pobreza que está nas comunidades tradicionais pesqueiras no Rio Grande do Sul e no Brasil inteiro, por já não ter mais o que pescar.

(REP) O deputado federal Sarney Filho, que preside a comissão de meio ambiente da Câmara, defende que as regiões costeiras e os oceanos sejam tratados como patrimônio. 

(Sarney Filho) Eu diria que os ecossistemas costeiros e marinhos constituem um patrimônio de todos os brasileiros das presentes e futuras gerações e, portanto o Brasil precisa aprender a gerir esse patrimônio dentro do principio da sustentabilidade ecológica econômica e social.

(REP) O presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Vizentin, acredita que é dever do poder executivo ouvir as comunidades tradicionais para garantir o uso racional dos recursos naturais.

(Roberto Vizentin) A transição pra sustentabilidade implica também a compreensão política de que nós não teremos como avançar nessa agenda sócio ambiental se não ampliarmos também a interlocução com o conjunto da sociedade, mas particularmente ampliando a participação e o protagonismo dessas populações que dependem diretamente dos territórios e dos recursos naturais.

(REP) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, presidente da CDH, quer ampliar a discussão do assunto. 

(Paulo Paim) Como também a regularização fundiária que a intenção é fazer uma outra audiência publica nesse sentido.

(REP) Entre as propostas apresentadas na audiência estão a definição de áreas de preservação dos recifes de corais e a criação de um instituto oceanográfico de nível internacional.
09/07/2012, 02h42 - ATUALIZADO EM 09/07/2012, 02h42
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00