Comissão discute impactos do corte de gastos no Censo 2020 — Rádio Senado
IBGE

Comissão discute impactos do corte de gastos no Censo 2020

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) discutiu os impactos da redução orçamentária no Censo Demográfico Brasileiro de 2020. Senadores e pesquisadores apontam para prejuízos com a redução do número de perguntas.

19/08/2019, 13h27 - ATUALIZADO EM 19/08/2019, 14h06
Duração de áudio: 02:12
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública interativa para tratar sobre corte no orçamento para realização do Censo 2020.  

Mesa:
coordenadora do Núcleo Sindical da ASSIBGE/SN e da Campanha Todos Pelo Censo, Luanda Chaves Botelho;
vice-presidente do Conselho Curador do  Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Wânia Sant´Anna;
presidente eventual da CDH, senador Styvenson Valentim (Podemos-RN);
diretor Adjunto da Diretoria de Pesquisas, Cimar Azeredo Pereira;
coordenadora Operacional dos Censos, Maria Vilma Salles Garcia;
técnico do IBGE e ex-diretor de Pesquisa, Claudio Crespo.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A REDUÇÃO DE RECURSOS PARA A REALIZAÇÃO DO CENSO DEMOGRÁFICO DE DOIS MIL E VINTE. LOC: SENADORES E PESQUISADORES ACREDITAM QUE MEDIDAS IMPLEMENTADAS COM O NOVO RECURSO PODEM PREJUDICAR A ATUAÇÃO DO GOVERNO NOS PRÓXIMOS ANOS. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) O Censo Demográfico de 2020 perdeu 25% do orçamento previsto para o próximo ano. Os cortes da equipe econômica reduziram de R$ 3 bilhões para R$ 2 bilhões e 200 mil reais os recursos disponíveis. Uma das consequências, segundo representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, é a diminuição da quantidade de perguntas feitas à população. A coordenadora operacional dos Censos, Maria Vilma Salles, disse que a revisão do questionário estava prevista desde 2010 para uma coleta e análise de dados mais precisas. (Maria Vilma) A gente está com o orçamento equivalente. Sendo que o questionário agora é menor do que 2010 e todos esses avanços tecnológicos que a gente está fazendo tem redução de custos. (Repórter) Os participantes da audiência pública questionaram a retirada de questões sobre renda, aluguel, emigração e posse de bens. O técnico do IBGE e ex-diretor de pesquisa, Claudio Crespo disse que a simplificação do questionário pode prejudicar os municípios menores, que dependem dessas informações para pedirem recursos ao Governo Federal. (Claudio Crespo) Não estamos falando de não poder reduzir o questionário, estamos falando de que ao reduzir observar essa dimensão federativa. A alteração que foi feita no questionário do censo 2020 terá impacto federativo sim! (Repórter) O senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, chamou atenção para a necessidade de as informações estarem completas no censo. Segundo, ele o déficit nos dados pode prejudicar a atuação do Governo. (Styvenson Valentim) Tendo o conhecimento do que está acontecendo e ver o problema mais à frente. Porque parece invisível, parece que vamos tirar os olhos justamente do nosso país e atuar precisamente em problemas. Eu vejo particularmente, não como senador, mas como pessoa que estatística é fundamental. Número é fundamental! E ocultar algum número como foi ocultado como esse pode gerar um problema muito grande. (Repórter) O Censo é realizado a cada dez anos. O próximo estudo terá início em dezembro deste ano com previsão de término até a metade 2020.

Ao vivo
00:0000:00