CDH aprova prioridade na concessão de férias para trabalhador com deficiência — Rádio Senado
Projeto

CDH aprova prioridade na concessão de férias para trabalhador com deficiência

Prioridade na concessão de férias para trabalhador com deficiência ou que tem cônjuge ou dependente com deficiência foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos do Senado. O projeto (PLS 403/2018) é do senador Paulo Paim (PT-RS). A reportagem é de Marcela Diniz.

28/03/2019, 16h27 - ATUALIZADO EM 28/03/2019, 19h00
Duração de áudio: 01:38
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião com 22 itens. Entre eles, o PLS 491/2018 que altera a Lei de Execução Penal, para proibir a visita íntima acompanhada de criança.

Bancada:
senador Eduardo Girão (Pode-CE); 
senador Romário (Pode-RJ); 
senadora Zenaide Maia (Pros-RN).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O TRABALHADOR COM DEFICIÊNCIA PODE PASSAR A TER PRIORIDADE NA CONCESSÃO DE FÉRIAS. LOC: ESSA É A INTENÇÃO DE UM PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS NESTA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER MARCELA DINIZ. (Repórter) O projeto aprovado na Comissão de Direitos Humanos do Senado acrescenta, no texto da Lei Brasileira de Inclusão, o direito de o trabalhador com deficiência ter prioridade na concessão de suas férias. Isso valeria, também, para quem tem cônjuge ou dependente com deficiência. A iniciativa é do senador Paulo Paim, do PT gaúcho, presidente da CDH; e contou com parecer favorável do senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro. A mudança na lei seria necessária, de acordo com o relator, para garantir a quem convive com alguma deficiência o tempo necessário para o planejamento do lazer: (Romário) Sabemos que ainda são muitas as barreiras enfrentadas também no contexto do lazer. As férias das pessoas com deficiência ainda requerem mais planejamento ou estão sujeitas a restrições que não afetam tão severamente as pessoas sem deficiência. Registre-se que a proposta não representa aumento de custos para empregadores, pois trata apenas de questão administrativa de recursos humanos: a prioridade na definição de férias. (Repórter) Para a senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, a mudança é justa: ( Zenaide Maia) Com certeza, essas férias têm de ser bem programadas. Às vezes, se for se deslocar, até em voos, para saber a cadeira, dependendo do tipo de deficiência; escolher os locais onde as áreas de lazer têm algo para as pessoas com deficiência, o próprio lazer eles têm de se programar melhor do que as pessoas que não têm nenhum tipo de deficiência. (Repórter) O projeto segue para a Comissão de Assuntos Sociais. Se aprovado lá, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados, se não houver pedido de senador para nova votação em plenário. PLS 403/2018

Ao vivo
00:0000:00