Campanha quer evitar exclusividade do nome Amazon por empresa — Rádio Senado

Campanha quer evitar exclusividade do nome Amazon por empresa

LOC: UM ABAIXO-ASSINADO NA INTERNET QUER EVITAR QUE UMA EMPRESA NORTE-AMERICANA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO REGISTRE A EXCLUSIVIDADE DE UTILIZAÇÃO DO NOME AMAZON.

LOC: A CAMPANHA FOI LANÇADA NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA POR INICIATIVA DA SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A campanha se chama Nossa Amazônia: Diga NÃO à pretensão da Amazon Incorporação de Patentear o Domínio Amazon na Internet. O objetivo é evitar que a gigante norte-americana de comércio eletrônico consiga a exclusividade para usar o nome Amazon na rede mundial de computadores. A senadora Vanessa Grazziotin disse que a denominação pertence a todos os países que abrigam a Floresta Amazônica e não pode ser privatizada.
 
(Vanessa Grazziotin) Que a população faça esse abaixo-assinado, assine esse abaixo-assinado dizendo NÃO a essa pretensão de uma empresa privada americana. É um absurdo que uma empresa ter direito exclusivo a um nome que não é deles, mas um nome que é brasileiro, que é peruano, que é boliviano, que é colombiano, enfim, que é de todos nós.
 
(Repórter) A Amazon formalizou o pedido de patente junto à ICANN, que é a sigla em inglês da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números. Essa empresa coordena no mundo inteiro a identificação exclusiva de nomes na internet. A senadora Vanessa Grazziotin explica o que vai acontecer se o pedido da Amazon for aceito.
 
(Vanessa Grazziotin) Se o pleito deles for aceito pela ICANN eles teriam a patente, poderíamos assim dizer, dessa denominação genérica na internet. Qualquer outra instituição, governo ou não, que quisesse usar essa denominação teria que pedir licença e ainda pagar pelo uso. Isso é um absurdo. 

(Repórter) A meta da campanha é conseguir um milhão de assinaturas. O abaixo-assinado será entregue na próxima reunião da ICANN, que acontece em 17 de julho, na África do Sul. A petição está disponível no endereço eletrônico nossaamazonia.org.br, repetindo nossaamazonia.org.br 

LOC: O PEDIDO DE PATENTE FEITO PELA AMAZON SERÁ DEBATIDO NESTA QUINTA-FEIRA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES.
 
LOC: PARTICIPAM DA REUNIÃO O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE TEMAS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, EMBAIXADOR BENEDICTO FONSECA FILHO; O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PARA INCLUSÃO DIGITAL, PERCIVAL HENRIQUES; REPRESENTANTES DO COMITÊ GESTOR DE INTERNET NO BRASIL E DA CORPORAÇÃO DA INTERNET PARA ATRIBUIÇÃO DE NOMES E NÚMEROS.
19/06/2013, 03h30 - ATUALIZADO EM 19/06/2013, 03h30
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00