CAE aprova fim de contingenciamento de recursos para convênios para estados e municípios — Rádio Senado
Projeto

CAE aprova fim de contingenciamento de recursos para convênios para estados e municípios

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou projeto (PLS 466/2015) que impede o contingenciamento de recursos para convênios firmados entre estados e municípios e entidades em situação regular. O senador Irajá (PSD-TO) diz que essa interrupção de repasses prejudica obras e serviços essenciais à população. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

05/11/2019, 13h40 - ATUALIZADO EM 05/11/2019, 15h51
Duração de áudio: 01:09
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião com 18 itens. Entre eles, o PLS 466/2015, que impede o contingenciamento de recursos para as parcerias e convênios.

Participam:
senador Otto Alencar (PSD-BA); 
senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE); 
senador Esperidião Amin (PP-SC); 
senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO); 
senador Paulo Paim (PT-RS); 
senador Rogério Carvalho Santos (PT-SE);
senador Tasso Jereissati (PSDB-CE);
senador Reguffe (Podemos-DF);
senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU PROJETO QUE IMPEDE O CONTINGENCIAMENTO DE RECURSOS PARA CONVÊNIOS FIRMADOS ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS E ENTIDADES EM SITUAÇÃO REGULAR. LOC: A PROPOSTA SEGUE PARA A VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O projeto de lei quer impedir que os convênios em situação regular firmados por entidades, públicas ou privadas, com estados e municípios sejam alvo de contingenciamento. O senador Irajá, do PSD do Tocantins, diz que essa interrupção de repasses prejudica obras e serviços essenciais à população. (Irajá) É inegável o ônus imposto pela União aos governos estaduais e municipais por meio do contingenciamento de transferências voluntárias regularmente autorizadas pela lei orçamentária federal. Multiplicam-se os contratos em plena execução, sem qualquer pendência legal ou administrativa, prejudicados por interrupções unilaterais no fluxo de recursos previstos. (Repórter) A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que se as metas fiscais não forem cumpridas a União deve contingenciar recursos próprios e repasses para estados e municípios. A própria Lei, entretanto, veda a suspensão de verbas constitucionalmente carimbadas, como as de educação e saúde, e para o pagamento de dívidas. PLS 466/2015

Ao vivo
00:0000:00