Ilhéus, na Bahia, é a capital nacional da Rota do Cacau e do Chocolate
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprovou o projeto de lei que confere à cidade de Ilhéus, no estado da Bahia, o título de Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate. Se não houver recurso para votação no Plenário do Senado, o porjeto será enviado à sanção do presidente Lula.

Transcrição
A comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprovou projeto de lei da Câmara dos Deputados que confere à cidade de Ilhéus, no estado da Bahia, o título de Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate. A homenagem tem o objetivo de reconhecer e valorizar o município tanto por sua produção econômica, quanto por sua representatividade cultural.
Segundo o senador Ângelo Coronel, do PSD da Bahia, Ilhéus é o grande polo responsável pelo estado da Bahia ocupar, hoje, o primeiro lugar nacional na produção do Cacau. Para ele, a concessão do título pelo Senado só tem a contribuir para a expansão e diversificação da atividade na região que já é motivo de orgulho para o povo baiano.
O reconhecimento nacional dará muito mais impulso ao desenvolvimento econômico de Ilhéus e de todo o sul da Bahia, que vive intensamente a produção do cacau e se beneficia dos resultados econômicos e sociais. Essa produção, senhor presidente, sofreu graves danos com a praga da vassoura de bruxa nos anos 90, e hoje mostra sua força e resiliência com uma recuperação que orgulha todos nós, baianos e brasileiros. Designar Ilhéus como capital nacional da rota do cacau e do chocolate é uma homenagem justa, ainda que singela.
Se não houver pedido para votação pelo Plenário do Senado, o projeto pode seguir para a sanção. Da Rádio Senado, Douglas Castilho.

