Davi participa da abertura da Cúpula do Clima em Belém
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participou da abertura da Cúpula do Clima nesta quinta-feira (6), em Belém. No evento, que reúne chefes de Estado a quatro dias da abertura da COP 30, Davi afirmou que o Brasil chega “de cabeça erguida para falar da nossa capacidade de proteger, mas também para mostrar que precisamos desenvolver a Amazônia brasileira, pulmão do mundo”. Em seu discurso, o presidente Lula destacou que o enfrentamento das mudanças climáticas deve ser uma prioridade para os governantes.

Transcrição
Na abertura da Cúpula do Clima, evento que marca a abertura do diálogo internacional sobre a agenda climática na capital paraense, que sediará, a partir de 10 de novembro, a COP 30, Conferência do Clima das Nações Unidas, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que o Brasil é um exemplo para o mundo em termos de preservação e que o seu estado, o Amapá, é "carbono negativo"; já que tem 97% da cobertura vegetal primária intacta. Segundo Davi, o Brasil chega ao encontro de líderes mundiais “de cabeça erguida para falar da nossa capacidade de proteger, mas também mostrar que precisamos desenvolver a Amazônia brasileira, pulmão do mundo, que necessita de apoio e de recursos para manter a floresta em pé”, nas palavras do presidente do Senado.
(senador Davi Alcolumbre) "Hoje, neste encontro, teremos a condição concreta de apresentar para o mundo os desejos e os anseios de um país que preserva o seu meio ambiente, que tem condições de falar para qualquer outro país do mundo que faz a sua parte. O Amapá, o meu estado, na Amazônia brasileira e como amazônida, eu tenho muito orgulho de dizer que nós preservamos e respeitamos o meio ambiente".
Em seu discurso, o presidente Lula afirmou que a questão da mudança climática é urgente, afeta o cidadão comum e deve ser tratada com prioridade pelos governantes.
(presidente Lula) "As pessoas podem não entender o que são emissões ou toneladas médicas de carbono, mas sentem a poluição. pode não assimilar o significado de um aumento de um grau e meio na temperatura global, mas sofre com secas, enchentes e furacões".
Para Márcio Astrini, do Observatório do Clima, a Cúpula de Líderes é muito importante porque reúne aqueles que tomam as decisões, nos seus países.
(Márcio Astrini) "O Brasil está lançando um fundo para recompensar quem preservou floresta nativa viva em seu país, e esse fundo vai gerar recursos, como uma espécie de premiação, para quem fez esse esforço. Então, você pode ter ali, nessa cúpula de líderes, anúncios de aporte de recursos nesse tipo de fundo. É muito importante que a gente tenha declarações contundentes".
A cúpula do clima antecede a COP 30, que começa no dia 10 de novembro. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

