Cúpula do Clima reúne chefes de Estado às vésperas do início da COP 30
A cidade de Belém vai sediar a Cúpula do Clima nesta quinta e sexta-feira. O evento, que antecede o início da COP 30, vai reunir 57 chefes de Estado e de governo que vão tratar de temas como clima e natureza; florestas e oceanos; transição energética; e os dez anos do Acordo de Paris. Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é preciso novas fontes de financiamento para quem preserva. Já o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) defende a redução das desigualdades sociais na Amazônia.

Transcrição
57 chefes de Estado e de governo participam da Cúpula do Clima, em Belém do Pará nesta quinta e sexta-feira, que antecede o início da COP 30, a Conferência do Clima das Nações Unidas.
Além da Plenária Geral dos Líderes, espaço para discursos de chefes de Estado e representantes de organismos internacionais; sessões temáticas, coordenadas pelo presidente Lula, vão tratar dos temas: Clima e natureza; florestas e oceanos; transição energética; e os dez anos do Acordo de Paris.
Discussão que envolve as NDCs, compromissos de cada país signatário do acordo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se adaptar aos impactos das mudanças do clima; além, é claro, do financiamento climático.
Na terça-feira, no Rio de Janeiro, durante o lançamento da Coalizão pela ação multilateral contra os crimes ambientais, em evento com a presença do príncipe William, do Reino Unido, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou o compromisso do Brasil com o desmatamento zero até 2030 e a importância de novas fontes de financiamento para quem protege a floresta, citando o Fundo Floresta Tropical para Sempre (TFFF).
(ministra Marina Silva) "Toda a lógica que foi montada até agora é: Recursos para os desmatadores pararem de desmatar. E os que não desmatam? O TFFF é exatamente para remunerar aqueles que protegem e que prestam serviços ecossistêmicos para o equilíbrio do planeta."
Em outubro, na votação do projeto que transferiu a capital do país para Belém, de forma simbólica, durante a COP 30, o senador Zequinha Marinho, do Podemos do Pará, chamou atenção para as desigualdades sociais na Amazônia.
(senador Zequinha Marinho)"A Amazônia Legal abriga mais de 28 milhões de brasileiros, mas ainda convive com índices alarmantes de desigualdades. As populações ribeirinhas, que desempenham um papel fundamental na preservação ambiental, muitas vezes vivem em situação de abandono."
A Cúpula do Clima será realizada no Parque da Cidade, em Belém, um dos legados da COP30 para a população local.
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump; e da Argentina, Javier Milei, não deverão comparecer.
Já a COP 30 começa na próxima segunda-feira, 10 de novembro. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

