Senado dá aval a acordo com Colômbia para eliminar dupla tributação
O Senado aprovou nesta terça-feira o texto da Convenção entre Brasil e Colômbia para a Eliminação da Dupla Tributação em relação aos Tributos sobre a Renda e a Prevenção da Evasão e da Elisão Fiscais (PDL 311/2024). Esse tipo de acordo busca eliminar ou pelo menos diminuir a dupla tributação da renda e definir a competência tributária dos países em relação aos diversos tipos de rendimentos. A intenção é propiciar maior segurança aos negócios em geral. O texto segue agora para a promulgação.

Transcrição
O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA UM ACORDO COM A COLÔMBIA PARA ELIMINAR A DUPLA TRIBUTAÇÃO.
A INTENÇÃO É PROPICIAR MAIOR SEGURANÇA AOS NEGÓCIOS. REPÓRTER PEDRO PINCER.
O Senado aprovou o texto da Convenção entre Brasil e Colômbia para a Eliminação da Dupla Tributação em relação aos Tributos sobre a Renda e a Prevenção da Evasão e da Elisão Fiscais. De acordo com o governo, o texto reflete um equilíbrio entre os interesses dos dois países e atende à política brasileira para os acordos desse tipo, em um contexto de crescente internacionalização das empresas e mobilidade das atividades comerciais. Esse tipo de acordo busca eliminar ou pelo menos diminuir a dupla tributação da renda e definir a competência tributária dos países em relação aos diversos tipos de rendimentos. A intenção, de acordo com o governo, é propiciar maior segurança aos negócios em geral. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, destacou a importância das relações comerciais com os colombianos.
O acordo possui o duplo aspecto de beneficiar pessoas e empresas, com a desburocratização e a não punição de cargas tributárias duplicadas.
A Colômbia é um país com quem possuímos cerca de 1.650km de fronteira, mantendo cidades próximas, como Tabatinga (Brasil) e Letícia (Colômbia). Além disso, o Brasil é o quarto principal exportador à Colômbia (atrás de Estados Unidos, China e México) e o quinto maior destino de exportações colombianas.
O texto segue agora para a promulgação. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

