Projeto concede desconto na conta de luz de empreendedores de baixa renda
Os pequenos empreendedores com receita bruta anual de até R$ 30.639,90 poderão receber descontos na tarifa de energia elétrica. Projeto de lei (PL 561/2025) do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) garante ao chamado nanoempreendedor o enquadramento no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, que recebe subsídios do governo federal para cobrir os descontos.

Transcrição
UM PROJETO QUE CONCEDE DESCONTO NA CONTA DE LUZ DE EMPREENDEDORES DE BAIXA RENDA PODE SER ANALISADO PELOS SENADORES
A PROPOSTA SERÁ ENCAMINHADA ÀS COMISSÕES TEMÁTICAS PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO. REPÓRTER PEDRO PINCER
Os pequenos empreendedores com receita bruta anual de cerca de R$ 30.600 poderão receber descontos na tarifa de energia elétrica. Um projeto de lei do senador Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima, garante ao chamado nanoempreendedor o enquadramento no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, que recebe subsídios do governo federal. O senador esclareceu que a reforma tributária regulamentou a figura do nanoempreendedor em de janeiro deste ano, com critérios que não contemplaram o desconto para a categoria. Para Mecias de Jesus, a inclusão desse grupo no programa é uma medida de grande impacto social
O pequeno empreendedor é quem movimenta a economia do nosso país, mas muitos ainda enfrentam dificuldades para manter o negócio de pé. Por isso, apresentei o projeto de lei 561 de 2025, que garante o acesso dos nanoempreendedores à tarifa social de energia elétrica. Isso significa conta de luz mais barata e mais fôlego para quem gera renda, emprego e desenvolvimento.
Mecias de Jesus citou estudos indicando que a eletricidade pode corresponder a até 20% dos custos operacionais de um pequeno empreendedor. Além disso, uma pesquisa do Sebrae revelou que 65% dos pequenos e médios empresários consideram o alto custo da energia como uma das principais travas do crescimento dos negócios. A proposta será distribuída às comissões temáticas do Senado para discussão e votação. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.