Jornalista da Rádio Senado, Adriano Faria vence 18º Prêmio Abracopel
A Rádio Senado conquistou o 18º Prêmio Abracopel de Jornalismo na categoria Mídia Eletrônica Digital - Rádio, com o quadro Dedo de Prosa, do programa Conexão Senado. A reportagem vencedora, intitulada “O perigo dos acidentes elétricos nas férias escolares”, foi produzida pelo jornalista Adriano Faria e aborda o aumento de ocorrências envolvendo eletricidade entre crianças e adolescentes durante esse período. O prêmio é concedido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e reconhece produções jornalísticas que contribuem para a segurança elétrica e a prevenção de acidentes no país.

Transcrição
O DEDO DE PROSA, QUADRO DO PROGRAMA CONEXÃO SENADO, VENCE PRÊMIO ABRACOPEL DE JORNALISMO. O TEXTO, PRODUZIDO PELO JORNALISTA ADRIANO FARIA, ALERTA PARA ACIDENTES ELÉTRICOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE AS FÉRIAS ESCOLARES. REPÓRTER PAULO BARREIRA.
O quadro Dedo de Prosa, do programa Conexão Senado, da Rádio Senado venceu a 18ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. A premiação reconhece reportagens que contribuem para a segurança elétrica e a prevenção de acidentes no país.
Com o tema “O perigo dos acidentes elétricos nas férias escolares”, a Rádio Senado levou o prêmio na categoria Mídia Eletrônica Digital - Rádio, ao abordar o aumento dos casos de choques em crianças e jovens.
O jornalista e apresentador do “Dedo de Prosa”, Adriano Faria, ressaltou que a vitória no prêmio reafirma o compromisso da Rádio Senado na produção de uma comunicação pública de qualidade, com informações educativas, cumprindo se papel de orientar e proteger a população.
(Adriano Faria) “A vitória da Rádio Senado no prêmio reforça a importância da comunicação pública como fonte confiável de informações. Em tempos em que há tanta desinformação, tanta fake news, é importante que a população receba informações exatas, como nesse assunto que é tão importante. Por isso, não basta apenas noticiar as mortes, é importante também trazer informações sobre como evitar essas mortes.
Durante a cerimônia de premiação, o presidente da Abracopel, Danilo de Souza, destacou a importância do jornalismo na conscientização e prevenção de acidentes, enfatizando que a informação qualificada pode salvar vidas.
(Danilo de Souza) "Antes, as notícias jornalísticas apenas eram a divulgação de uma tragédia. E hoje, muitas das notícias jornalísticas elas se organizam à medida que apresentam também como evitar o acidente. Ele ocorreu, infelizmente. O que fazer para que isso não ocorra mais?".
Esta é a primeira vez que a Rádio Senado sai vitoriosa do Prêmio Abracopel de Jornalismo. Em edições anteriores, ocorridas em 2021 e 2022, a emissora já havia recebido menções honrosas por reportagens focadas em segurança elétrica e prevenção de acidentes. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Paulo Barreira.