Comissão de Educação elege Teresa Leitão como presidente
Os senadores da Comissão de Educação escolheram a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como a nova presidente do colegiado nesta quarta-feira (19). Professora aposentada e pedagoga, a senadora destacou a aprovação do novo Plano Nacional de Educação - PNE (PL 2614/2024) e a atualização do Plano Nacional de Cultura - PNC (PL 5206/2023), além da votação, pela Câmara, da regulamentação do Sistema Nacional de Educação (PLP 235/2019), já aprovada pelos senadores, como as prioridades no biênio 2025-2026.

Transcrição
A SENADORA TERESA LEITÃO FOI ELEITA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PARA O BIÊNIO 2025-2026. REPÓRTER CESAR MENDES.
Em reunião nesta quarta-feira, os senadores da Comissão de Educação escolheram a senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, como nova presidente. Primeira senadora eleita por seu estado, Teresa é formada em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, fez carreira como professora da rede estadual e foi também presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado. Entre as prioridades do biênio, ela destacou a aprovação do novo Plano Nacional de Educação - PNE e também a atualização do Plano Nacional de Cultura - PNC.
(senadora Teresa Leitão) ''Ambos, PNE e PNC, bússolas de gestão para todo o país, são fruto de conferências e da participação social e nesse sentido, vamos valorizar muito a interação com as entidades representativas do campo educacional e cultural em nossos trabalhos nesta comissão."
A nova presidente da Comissão de Educação defendeu ainda a valorização de iniciativas como o programa Pé-de-Meia, que apoia financeiramente 3 milhões e 900 mil estudantes de baixa renda do ensino médio. Ela falou do desafio de melhorar as instituições e cursos da educação superior; da importância de uma educação para um planeta sustentável diante do contexto dos extremos climáticos; e do combate à disseminação de conteúdos falsos e de discursos de ódio no país. Teresa Leitão se disse emocionada por ocupar a presidência do colegiado e lembrou que o slogan de sua campanha era “Vai ter professora no Senado”.
(senadora Teresa Leitão) "Não por uma dimensão individual, de Teresa professora, mas por uma dimensão coletiva, de uma categoria que se doa todos os dias nas salas de aula, de uma categoria que é imprescindível para o desenvolvimento da sociedade; que precisa de uma formação adequada, de condições de trabalho adequadas enfim, de uma valorização que a gente espera que um dia chegue".
Teresa Leitão destacou ainda como temas importantes a segurança integral nas escolas; a educação na primeira infância; e a proposta de regulamentação do Sistema Nacional de Educação, de autoria do senador Flávio Arns,que aguarda análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

